Ações realizadas pelo BCB para incentivar a redução do consumo de recursos naturais

Confira algumas das ações realizadas pelo BCB para incentivar a redução do consumo de recursos naturais. Veja mais!

Confira as ações realizadas pelo BCB para incentivar a redução do consumo de recursos naturais

O BCB informa em documento oficial (Relatório de Riscos e Oportunidades Sociais, Ambientais e Climáticas) que no período de 2010 a 2020, houve a redução de aproximadamente 75% no consumo de papel A4, em consequência do uso mais racional das impressoras e da obrigatoriedade da utilização de processos eletrônicos, reforçando seus valores sustentáveis.

 O BCB adotou, ainda, medidas para aumento da eficiência energética e redução do consumo de água, por meio da execução de obras de revitalizações prediais. Assim sendo, o relatório informa que dentre as ações realizadas em 2020 para incentivar a redução do consumo de recursos naturais, destacam-se: 

Compra de lixeiras de coleta seletiva

A efetivação de licitação para compra de lixeiras de coleta seletiva, a fim de substituir as lixeiras individualizadas por compartilhadas, em todos os prédios do BCB, em 2021.

Campanha de conscientização nacional sobre coleta seletiva de resíduos

A realização da primeira fase da campanha de conscientização nacional sobre coleta seletiva de resíduos, em fase de implementação em todos os prédios do BCB.

Destinação de resíduos às associações e cooperativas

A destinação, em todo o país, de resíduos recicláveis descartados às associações e cooperativas de catadores de materiais recicláveis, em atendimento ao Decreto 5.940, de 25 de outubro de 2006.

A destinação, nas praças de Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro, dos resíduos gerados por meio da destruição de Listagens de Eliminação de Documentos (LED) do BCB para cooperativas de catadores de materiais recicláveis.

 Reuniões com membros do SFN

A realização de reuniões com membros do SFN, para apresentar as práticas de sustentabilidade que vêm sendo desenvolvidas dentro do BCB,servindo como benchmarking para eles.

Eliminação da recepção e remessa de documentos em papel

A adaptação dos processos de autorização para eliminação da recepção e remessa de documentos em papel, sendo que foi viabilizada a adoção do Protocolo Digital, eliminando a recepção de documentos em papel na instrução dos pleitos de autorização realizados por instituições ao BCB.

Ainda conforme informações oficiais do BCB, anualmente, nos processos de autorização, são protocolados em torno de 7.000 documentos, e são enviadas comunicações de decisões para aproximadamente 3.500 processos. 

Benefício em sustentabilidade

Assim sendo, a eliminação do trânsito de documentos em papel trouxe ganhos tanto ao BCB quanto aos pleiteantes, ao tornar o processo mais ágil, mais seguro e menos oneroso. Soma-se a isso o benefício em sustentabilidade trazido pela expressiva redução do consumo de papel, informa o Banco Central do Brasil.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.