Sustentabilidade corporativa – O Negócio é o Ambiente

Desde os anos 70 a sustentabilidade se mostrava uma necessidade a ser vista. No entanto, atualmente é uma questão que precisa ser incorporada nos planos de negócios. A Sustentabilidade Corporativa é mais que a imagem da empresa, é um valor social.

Sustentabilidade corporativa

A sustentabilidade corporativa agrega valor aos serviços e produtos de uma empresa, bem como atende as demandas de consciência ambiental e de consumo.

O estilo de consumo mudou, visto que os nossos recursos não são infinitos. Sendo assim, as informações referentes ao impacto negativo ambiental mudaram as visões e valores das empresas.

Desde os anos 70 a sustentabilidade é uma necessidade

Já nos anos 70 aconteceram as primeiras conferências acerca da necessidade de integrar sociedade e ambiente. Haja vista que com o crescimento industrial da época, já era notável que o desenvolvimento precisava ser sustentável.

Assim sendo, o desenvolvimento sustentável foi visto, mas ainda não reconhecido.

Negócio sustentável

A sustentabilidade corporativa é o conceito dessa necessidade voltada aos negócios.

O conceito visa que as empresas busquem por lucratividade, ao passo que considerem a finitude dos recursos da natureza.

Impacto sustentável

A solução para as questões sustentáveis vão além dos negócios. Sendo assim, a sustentabilidade corporativa foi incorporada as estratégias das empresas.

Bem como algumas legislações ambientais surgiram para adequar a demanda do mercado à necessidade ambiental.

Valor para o negócio

Empresas que investem em sustentabilidade ganham competitividade no mercado.

As estratégias fazem diferença nas empresas, e incluir as questões sustentáveis nos planos da empresa agregam valor ao negócio.

Ações das empresas

Os empreendedores e grandes empresários podem ter ações que demonstram que a sustentabilidade é um valor.

Por exemplo:

  • Escolher fornecedores que atuam com reflorestamento e reciclagens;
  • Trocar sacolas de plástico por outros materiais recicláveis ou retornáveis;
  • Fazer campanhas de marketing digital que demonstram esse valor ao cliente.
  • Inovar em produtos sustentáveis.
Sustentabilidade genuína

A sustentabilidade no mundo corporativo é mais que uma forma de valorizar a imagem da empresa. Sendo assim, é uma necessidade atual da sociedade.

No entanto, desde que seja genuína essa preocupação nas ações de uma empresa, torna-se um atrativo para os clientes.

Assim sendo, a sustentabilidade corporativa é um dos caminhos para o seu sucesso, e da sociedade como um todo!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.