Ações que promovem o bem-estar dos colaboradores

Existem diversas ações que promovem o bem-estar dos colaboradores e que podem ser facilmente colocadas em prática. Porém, mesmo sendo simples, nem sempre essas considerações são levadas em conta pelos gestores.

Por isso, neste texto nós reunimos 3 ações que podem ser benéficas para os funcionários e todas as pessoas que circulam no ambiente corporativo. Acompanhe e saiba mais sobre esse assunto.

3 ações que promovem o bem-estar dos colaboradores

As ações que promovem o bem-estar dos colaboradores podem ser colocadas em prática dentro de um período relativamente curto. No entanto, é importante que você avalie a qualidade do ambiente de trabalho e do clima organizacional antes de implementar algumas mudanças.

Afinal, é necessário que as transformações estejam alinhadas às verdadeiras necessidades do time de colaboradores, concorda? Isso quer dizer que não basta você simplesmente colocar em prática algumas mudanças, de forma aleatória e solta. É preciso colocar em prática aquilo que realmente faça sentido na sua empresa.

Assim, as chances de oferecer uma atmosfera mais interessante para todos é ainda maior.

Considerando essa premissa, avalie agora quais das considerações abaixo podem ser bem-vindas no seu negócio:

1. Ambiente de trabalho bem preparado

O ambiente físico de trabalho precisa ser bem preparado para receber os seus colaboradores. Afinal, é nele que as pessoas passarão a maior parte do tempo, ao longo do dia.

Isso quer dizer que se ele for bagunçado, úmido, mal iluminado ou “sujo”, poderá desencadear alguns tipos de mal-estar nos colaboradores.

Portanto, siga a listinha abaixo e verifique como está o espaço de trabalho dos seus funcionários:

  • Iluminação: O ambiente de trabalho precisa ser bem iluminado. A iluminação auxilia na disposição e no foco ao longo do dia. Se essa iluminação for natural, será ainda melhor. Por isso, certifique-se de posicionar as mesas próximas às janelas do escritório, sempre permitindo uma boa entrada de luz.
  • Decoração harmoniosa: Nada de excessos. A poluição visual pode causar desconfortos nos indivíduos. Foque no essencial.
  • Mesas e cadeiras confortáveis: As mesas e as cadeiras oferecidas precisam estar de acordo com padrões que garantem a saúde física do colaborador.
  • Equipamentos de qualidade: Invista em bons computadores e equipamentos que “funcionem” bem. Caso contrário, o estresse poderá operar na rotina de trabalho.
  • Circulação de ar e temperatura ambiente: Permita a entrada de ar no ambiente, pois essa circulação é muito importante!
  • Contato com a natureza: Trazer um pouco de verde para o espaço de trabalho é mais uma das ações que promovem o bem-estar dos colaboradores.

2. Espaço para diálogo e opinião

Abra espaço para o diálogo e para a expressão de cada profissional. Além disso, ofereça feedbacks que possam fortalecer os pontos fortes de cada um, instigando-os a crescer cada vez mais.

Ter uma comunicação aberta é essencial para construir um ambiente que preze pela qualidade de vida da equipe.

3. Ofereça uma flexibilidade para horários e modalidade de trabalho

Seja flexível, sempre que possível. Ofereça um horário de trabalho focado em resultado, não em expedientes excessivos e vazios. Além disso, tente oferecer a possibilidade de o seu funcionário trabalhar de maneira remota, pois isso também é considerado uma das ações que promovem o bem-estar dos colaboradores.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.