Qual a temperatura ideal da água do banho?

A temperatura ideal da água do banho varia entre 29°C e 38°C, pois esta média assemelha-se com a nossa temperatura corporal. No entanto, para que você entenda tudo sobre um banho de qualidade e que realmente limpe a nossa pele e nos promova bem-estar, acompanhe o guia de hoje.

Qual a temperatura ideal da água do banho?

Como mencionamos, a temperatura adequada da água varia entre 29°C e 38°C. No entanto, podemos também tomar banhos mais quentes e mais frios, desde que rápidos, para atingir alguns benefícios específicos de cada temperatura. Entenda abaixo:

Podemos tomar banho muito quente?

Podemos tomar banho quente, mas não muito quente. Considera-se um banho quente quando a temperatura da água está acima de 38°C, ou seja, deixa de ser morna e diferencia-se muito da nossa temperatura corporal. Os efeitos do banho quente são:

  • Melhora a circulação sanguínea, tendo em vista que irá dilatar os vasos sanguíneos. Como consequência, pode diminuir a retenção de líquidos.
  • Alivia dores musculares, pois a água quente é capaz de relaxar as fibras musculares, deixando-as menos tensas e contraídas.
  • Resseca a pele, caso o banho seja muito longo. Por isso, para usufruir dos efeitos acima, é preciso que o banho não seja extremamente quente e não dure muito tempo. Alguns segundos de água quente já poderão dilatar as veias e diminuir as dores musculares.
  • Diminui as dores menstruais, a partir do momento em que relaxa as paredes uterinas, diminuindo as contrações. Além disso, o sangue não coagula dentro do útero, facilitando a sua expulsão.
  • Promove oleosidade na pele e no couro cabeludo, pois as glândulas sebáceas podem ser estimuladas pela água quente.

Ou seja, podemos notar que há benefícios e malefícios no banho quente, por isso, ele não deve acontecer com frequência e apenas em momentos específicos: para relaxar os músculos e diminuir tensões, ou então, melhorar a circulação sanguínea e diminuir dores menstruais.

Qual a temperatura ideal da água do banho: Podemos tomar banho muito gelado?

Podemos tomar banho gelado na mesma proporção que o banho quente: ou seja, em equilíbrio. Não deve ser uma prática frequente, para que possamos manter a saúde corpórea e impedir o desenvolvimento de hipotermia, por exemplo. Entenda os efeitos do banho gelado:

  • O banho gelado faz com que a nossa respiração fique mais ofegante, levando mais oxigênio para o nosso cérebro e promovendo benefícios para a saúde cerebral, como a produção de agentes químicos responsáveis pelo nosso bem-estar e disposição.
  • Diminui as dores causadas por inflamações ou por treinos intensos. Por isso um rápido banho gelado depois do treino pode ajudar a manter o corpo menos dolorido. No entanto, cuidado com o choque térmico: se o corpo estiver muito quente, a água não deverá ser muito gelada, ok?
  • Fecha os poros da pele e as cutículas do cabelo, mantendo nutrientes nas células e diminuindo a entrada de agentes nocivos. Por isso um banho de água fria, rápido, e depois de higienizar o corpo e cabelos com água morna pode ser bem interessante.
  • Resseca a pele, se for demorado e frequente.

Do mesmo modo, o banho gelado pode trazer benefícios se você tomá-lo de maneira consciente. Lembre-se que um considera-se um banho frio se a água estiver abaixo de 29°C.

A importância de garantir a hidratação da pele

Por fim, entendido qual é a temperatura ideal da água do banho, precisamos ressaltar a importância da hidratação da pele. Isso porque mesmo que você tome um banho morno, a hidratação pode ser perdida durante a aplicação de sabonetes, por exemplo.

Por isso, procure beber pelo menos dois litros de água por dia e aplique o seu creme hidratante favorito sempre depois do banho, com a pele ainda úmida. Assim ela absorverá melhor os nutrientes e vitaminas, ficando ainda mais saudável, macia e bonita.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.