O que fazer para acabar com a preguiça de estudar?

Saber o que fazer para acabar com a preguiça de estudar é o “sonho” de muitos estudantes. Afinal, quem é que nunca se sentiu sobrecarregado, ou mesmo desmotivado, com a quantidade de atividades que deveriam ser feitas? Pois é…

Por isso, unimos algumas dicas que podem ser bem úteis para você que quer vencer a preguiça e ter melhores resultados nos estudos. Esperamos ajudar você! Acompanhe-nos e fique por dentro de tudo. 🙂

O que fazer para acabar com a preguiça de estudar?

Antes de qualquer coisa, vale um adendo aqui: não existe fórmula mágica ou pílula milagrosa para acabar com a preguiça de estudar. É preciso, acima de tudo, compreender por que você tem sentido tanta preguiça. Além disso, é fundamental reconhecer o problema (como você está fazendo agora), e não fugir dele.

Por isso, considere as nossas dicas como um ponto de partida, mas se a preguiça ainda assim não lhe der “paz”, talvez seja hora de rever questões relacionadas à saúde física e mental, ok? Cuide de você!

Esclarecido esses fatores, vamos agora às dicas:

1- Pratique hábitos saudáveis

Os hábitos saudáveis são o ponto de partida para muita coisa em nossas vidas. Se nos exercitamos regularmente, temos mais motivação e bem-estar. Se dormimos bem, temos mais energia e gás para as atividades do dia a dia. Se nos alimentamos adequadamente, conseguimos extrair mais energia dos próprios alimentos. E assim por diante.

Portanto, comece analisando toda a sua rotina: você tem comido bem? Está hidratado? Como está a qualidade do seu sono? Você tem um hobby? Reflita e veja onde pode haver gaps em sua rotina.

2- Saiba priorizar (corretamente) as suas atividades

Saiba quais são as tarefas que devem ser executadas por primeiro, segundo, terceiro, etc. Mas analise isso a fundo! Muitas pessoas tendem a priorizar erroneamente as atividades, sem se dar conta de que estão acumulando coisas importantes e dando atenção à atividades menos interessantes.

Por isso, analise todas as tarefas que devem ser feitas e elenque-as de acordo com o grau de dificuldade, demora de execução e prazo.

3- Crie um horário regrado para os estudos – recompense-se por segui-lo!

Tenha um horário diário de estudos. Foque em um horário para começar, pausar e finalizar o estudo do dia. Tente seguir o máximo que conseguir, sempre.

Além disso, busque se auto recompensar ao concluir mais uma rotina de estudos. Exemplo: Assista a mais um episódio da sua série favorita apenas depois de finalizar o horário de estudos.

4- Alterne os conteúdos para não tornar o processo monótono

Se você quer saber o que fazer para acabar com a preguiça de estudar, foque em alternar os conteúdos. Isso impede que a atividade se torne muito monótona e você acabe abandonando-a.

5- Foque em métodos de estudo que sejam ideais para o seu perfil

Use métodos de estudo que sejam eficientes para o seu perfil. Você é uma pessoa mais visual? Veja mais vídeos. É uma pessoa sinestésica? Faça mapas mentais, rabiscos, etc. E assim por diante.

Além disso, use mais de um estímulo para estudar o mesmo material, isso irá impulsionar a sua aprendizagem e até lhe dar mais motivação para estudar.

 

Você é capaz de acabar com a preguiça de estudar. Foque nisso e você conseguirá!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.