São Paulo soma mais 200 mil pessoas em situação de extrema-pobreza

De acordo com dados do Ministério da Cidadania, mais 200 mil paulistas entraram na extrema-pobreza no primeiro semestre

O estado de São Paulo ganhou mais 200 mil pessoas em situação de extrema-pobreza. Isso considerando apenas os números do primeiro semestre deste ano. São paulistanos que estão tendo que viver com menos de R$ 89 de maneira per capita por mês. Os dados foram obtidos pela emissora de TV Bandeirantes através do Ministério da Cidadania.

Esses números, aliás, foram confirmados pela própria Prefeitura da cidade de São Paulo. Essa é a quantidade de pessoas que entraram em situação de extrema-pobreza apenas na capital, e não no estado todo. Com essa atualização, estima-se que algo em torno de 2,6 milhões de brasileiros estejam nesta situação por lá.

Não está claro quantos desses usuários estão recebendo auxílios dos governos federal, estadual ou municipal. De qualquer forma, se entende que a situação não estaria melhorando no país neste momento. Isso porque mais brasileiros estão entrando na condição de miseráveis.

De acordo com analistas econômicos, isso é algo comum de acontecer em épocas de crise. Além do alto nível de desemprego, o país também vem acumulando uma alta inflação. Isso faz com que as pessoas percebam um aumento no custo de vida do Brasil. E essa não seria uma situação tão simples de se resolver.

E se engana quem pensa que essa é uma questão que está atingindo apenas a cidade de São Paulo. Vários outros municípios estão passando pela mesma situação. Nas redes sociais, várias pessoas estão cobrando ajuda de governos neste momento de muita dificuldade para muita gente no país.

Fim do Auxílio Emergencial

Vai ser neste contexto de aumento da extrema-pobreza que o Auxílio Emergencial vai chegar ao fim. De acordo com informações oficiais, os últimos pagamentos do programa deverão acontecer ainda este mês.

Para tentar evitar que isso aconteça, uma ala do Governo Federal está tentando oficializar uma prorrogação do programa por mais alguns meses. Há quem diga que o projeto pode seguir fazendo pagamentos até abril do próximo ano.

Só que não há nada oficial sobre o assunto. Então, pelo que se tem de informação oficial até aqui, dá para dizer que o Auxílio vai mesmo acabar no final deste mês de outubro. Pelo menos essa é, portanto, a ideia até este momento.

25 milhões

Aliás, caso o fim do programa realmente aconteça, algo em torno de 25 milhões de brasileiros que hoje recebem alguma ajuda do Governo Federal passarão a ficar sem nada a partir do próximo mês de novembro. E quem está dizendo isso é o próprio Ministério da Cidadania.

Isso vai acontecer porque o Auxílio Emergencial hoje atende algo em torno de 35 milhões de pessoas. O novo Bolsa Família, que deve estrear em novembro, só deve atender algo em torno de 17 milhões. A conta, portanto, não fecha.

De acordo com o Ministro da Cidadania, João Roma, o Governo Federal está trabalhando em algo para ajudar esses cidadãos. O mais provável é que seja mesmo a prorrogação do Auxílio Emergencial. Agora é esperar para saber o que vai acontecer.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.