Como vencer a preguiça de trabalhar?

Você quer vencer a preguiça de trabalhar, mas sequer sabe por onde começar? Tudo bem! Saiba que você não está sozinho nessa empreitada.

Muitas pessoas sofrem com a desmotivação no trabalho, por uma série de motivos que variam de sujeito para sujeito. Entretanto, existem ações que podem ser benéficas em praticamente todos os casos.

Justamente essas ações é que elencamos no decorrer deste conteúdo. Acompanhe para saber mais!

Como vencer a preguiça de trabalhar?

Para vencer a preguiça de trabalhar é preciso, antes de qualquer coisa, reconhecer o problema. Muitas pessoas podem ter dificuldades de admitir que estão com preguiça, uma vez que esse pensamento pode fazer com que o sujeito se sinta fracassado.

Porém, não temos como lidar com algo antes de aceitar que aquilo está verdadeiramente acontecendo, concorda? Por isso, aceite que a preguiça apareceu e não fique se crucificando por isso!

Depois desse reconhecimento, é hora de tomar algumas medidas para lidar com o problema. Acompanhe:

1- Cuide do seu descanso, antes de qualquer coisa

Não há como se sentir uma pessoa super disposta no trabalho e nas tarefas cotidianas sem um bom descanso à noite. É necessário, antes de tudo, cuidar do seu sono e do seu descanso.

Lembre-se de que um ser humano adulto precisa de, ao menos 7 horas de sono, todas as noites. E para que esse sono seja adequado, é necessário preparar o ambiente, ter uma cama limpa e organizada, ficar longe dos eletrônicos uma hora antes de dormir, etc.

2- Organize a sua carga de trabalho em etapas

Quando você conseguir cuidar bem do seu sono, já sentirá que começou a vencer a preguiça de trabalhar. Depois disso, é hora de cuidar do trabalho propriamente dito! Para isso, invista na organização das suas tarefas.

Às vezes, temos preguiça de fazer algo muito grande. Com isso, vamos procrastinando e deixando a indisposição falar mais alto. Portanto, comece a dividir as suas tarefas, organize-as em etapas hábeis e dentro de um prazo, para assim conseguir concluir um degrau de cada vez, sem sobrecarga.

3- Traga seu pensamento para o “aqui e agora”

Enquanto estiver fazendo uma atividade, traga o seu pensamento para o presente. Foque na tarefa que está sendo executada e tente limpar a sua mente de qualquer ideia que remeta ao futuro e à ansiedade.

Quanto mais vezes você fizer esse exercício de conscientização acerca do presente, mais fácil será executar uma tarefa por vez. Experimente essa técnica de dizer para si mesmo “pense no aqui e agora” e veja os resultados. 🙂

4- Aja e comece, antes de criar uma desculpa

Quando tiver algo para fazer, comece a vencer a preguiça de trabalhar apenas agindo. Não fique pensando em desculpas para procrastinar. Apenas aja!

Quanto mais rápido você “pegar e fazer”, melhor será o resultado, pois o seu cérebro não terá tempo o suficiente para processar a informação e querer criar uma desculpa para ficar na preguiça e procrastinar.

 

Esperamos que este conteúdo tenha sido útil de alguma forma. Lembre-se sempre de que você é capaz de ir mais longe, basta agir! Bom desenvolvimento! 😉

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.