Abono salarial pago em dobro em 2022

O PIS/Pasep ano-base 2020, seria pago entre os meses de julho de 2021 a junho de 2022

O pagamento do abono salarial PIS/Pasep 2021 será concedido aos trabalhadores a partir de fevereiro de 2022. A decisão do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat), foi justificada mediante as prioridades orçamentárias, o que gerou a prorrogação do pagamento.

O PIS/Pasep ano-base 2020, seria pago entre os meses de julho de 2021 a junho de 2022. A distribuição sempre ocorre de acordo com o mês de nascimento de cada trabalhador.

Durante a pandemia da Covid-19, as estratégias de pagamentos foram alteradas, e o benefício que seria concedido a partir deste mês foi adiantado. Devido a isso, os trabalhadores devem se organizar financeiramente sem a quantia no bolso.

Pagamento do abono em 2022

Além de decidir o adiamento da liberação do PIS/Pasep ano-base 2020, o Codefat estabeleceu que os próximos pagamentos devem sempre ocorrer no primeiro semestre de cada ano. A medida considera que as despesas com os benefícios do abono não sejam divididas em dois orçamentos do Governo Federal.

No mais, muitos cidadãos estão com dúvidas acerca do calendário de pagamentos do abono salarial referente a 2020 e 2021, uma vez que o pagamento dos períodos de trabalho deste ano também deveria ocorrer em 2022.

Todavia, o Governo ainda confirmou o pagamento dos abonos para o ano que vem, mas tudo indica que os trabalhadores receberão o PIS/Pasep de 2020 no primeiro semestre de 2022 e o abono de 2021 no segundo semestres do mesmo ano.

Quem tem direito ao abono PIS/Pasep?

  • Estar inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos;
  • Ter trabalhado com carteira assinada por pelo menos 30 dias no ano-base;
  • Ter recebido, no máximo, dois salários mínimos por mês, em média;
  • Estar com as informações passadas corretamente pelo empregador ao RAIS do Governo Federal.

Veja também: Abono salarial PIS/Pasep: 2 grupos serão inclusos para os pagamentos

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.