O que é inteligência emocional no ambiente corporativo?

Entenda o que é e por que a inteligência emocional é tão importante no ambiente de trabalho.

Você já parou para pensar sobre o que é inteligência emocional no ambiente corporativo? Se ainda não, saiba que esse conceito pode lhe ajudar a ter um dia a dia mais leve no seu trabalho, contemplando resultados mais satisfatórios e positivos. Para entender essa ideia, acompanhe o conteúdo de hoje e fique por dentro!

O que é inteligência emocional no ambiente corporativo?

A inteligência emocional no ambiente corporativo nada mais é do que a sua capacidade de compreender e gerir melhor as suas emoções vividas no ambiente de trabalho. Da mesma maneira, é a capacidade de saber escutar as emoções alheias, dando voz aos colegas e compreendendo-os de maneira empática e sem julgamentos.

Em essência, a inteligência emocional ajuda nas relações e nas atuações cotidianas, tendo em vista que, com ela bem aflorada, não teremos descontroles emocionais severos ao longo do dia.

Qual a importância da inteligência emocional no trabalho?

A importância da inteligência emocional no ambiente corporativo é muito profunda e deve ser analisada com clareza. Assim você conseguirá compreender porque é tão importante, a partir de hoje, dar uma atenção mais especial ao que você sente no seu trabalho.

Veja agora os benefícios da inteligência emocional no ambiente de trabalho:

1- Melhora as suas relações

Quando não temos um controle apurado sobre as nossas emoções, elas podem “escorregar” para as nossas relações. A nível de exemplo, pense em algum momento em que o estresse exacerbado fez com que você descontasse esse descontrole em um colega de trabalho, minando a relação de vocês. Pois é!

A inteligência emocional no ambiente corporativo ajuda a manter o equilíbrio entre a razão e a emoção, fazendo com que os picos de estresse ou ansiedade não sejam vividos dentro das relações. Logo, você consegue construir relacionamentos interpessoais que sejam mais saudáveis e sólidos.

2- Muda a sua forma de lidar com as situações difíceis

Diante de desafios cotidianos você consegue lançar um olhar muito mais racional sobre o que está acontecendo. Consequentemente, a sua maneira de lidar com as situações difíceis é muito mais equilibrada, e você não se deixa levar pelo medo, angústia, etc.

Dessa maneira, é capaz de respirar fundo e analisar as situações com mais frieza, encontrando-se no seu equilíbrio emocional, mesmo quando tudo parece estar dando “errado”.

3- Faz com que você se sinta mais motivado e feliz

A inteligência emocional no ambiente corporativo também ajuda na motivação e na sensação de satisfação com o que se faz. Isso porque você não deixará que a sua mente foque apenas no ruim, mas sim, saberá equilibrar os pontos positivos e negativos da sua atuação.

Como consequência, a sua saúde mental será mais bem trabalhada e você terá menos chances de permitir que o desânimo de um dia ruim (que é totalmente normal), atravesse para semanas, meses e anos de insatisfação.

Por isso que a psicoterapia e o autoconhecimento são tão importantes para o sucesso em qualquer carreira: são eles que lhe ajudam a desenvolver a inteligência emocional. Aposte nisso!

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