A poupança e o seu planejamento pessoal

É importante realizar um planejamento financeiro com a finalidade de direcionar valores para a sua poupança. Veja dicas importantes!

O desafio de viabilizar uma poupança dentro de um planejamento financeiro 

Sabemos que viabilizar uma poupança pode ser um desafio pessoal. Por isso, é importante realizar um planejamento financeiro com a finalidade de direcionar valores para suas metas, com a finalidade de fasear seus objetivos, bem como, ter clareza sobre eles.

Você deve separar seus gastos e categorizá-los por ordem de relevância

Primeiramente, você deve separar seus gastos e categorizá-los por ordem de relevância. Dessa forma, você saberá quais são seus reais custos fixos e variáveis. Pois esse será esse um ponto de partida para que você verifique possíveis ações em sua rotina para que gere economia.

Verifique seus hábitos de consumo

Sabemos que é muito importante para viabilizar um planejamento financeiro que verifique seus hábitos de consumo dentro da sua rotina. Sendo assim, analise quais são os pontos que podem ser melhorados através de pequenas economias domésticas, já que é possível economizar e direcionar valores para uma poupança.

Dessa maneira, ainda que uma pessoa esteja endividada, deve realizar um planejamento financeiro, focando em suas metas, ainda que a sua primeira meta seja viabilizar acordos financeiros.

Não fique aquém de suas metas pessoais

Assim sendo, evita ficar aquém de suas metas pessoais por conta da ausência de planejamento. Por isso, é possível iniciar um planejamento financeiro, ainda que sua situação financeira esteja negativa.

Dessa forma, você poderá verificar possíveis ações para que você modifique seus hábitos que, posteriormente, irão modificar a sua relação com o dinheiro.

 O hábito da poupança e mudança nos hábitos de consumo

No entanto, essa verificação requer dois pontos de atenção: o hábito da poupança e mudança nos hábitos de consumo. Primeiramente, você deve enxergar a poupança como hábito. Sendo assim, direcione valores para essa finalidade, independentemente de qual valor seja.

Não menos importante, você deve verificar hábitos passíveis de mudanças, no entanto, não precisa realizar mudanças radicais. Por exemplo, você pode trocar um cartão de crédito tarifado por um cartão de crédito sem anuidade.

Realize uma reserva de emergência de forma natural

A reserva de emergência consiste em se preparar para gastos que surgem sem aviso prévio. Normalmente, a orientação é de que essa reserva seja 6 vezes o valor dos gastos fixos mensais. 

Porém, mesmo que não haja a possibilidade para chegar em tal resultado, é importante a conscientização de que, mesmo que sejam valores menores do que os recomendados, ainda assim, exista saldo para essa finalidade.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.