A literatura de Lygia Fagundes Telles: um resumo completo

Confira!

A literatura de Lygia Fagundes Telles: aquilo que você deve saber

Lygia Fagundes Telles é um dos principais nomes da produção literária brasileira contemporânea.

As obras de Lygia são abordadas com muita frequência por questões de literatura dentro das principais provas do país, como os vestibulares e a prova do ENEM. Ainda, a recente morte da autora pode fazer com que suas obras sejam abordadas nos vestibulares de 2022.

Assim, para que você consiga se preparar da melhor forma possível, o artigo de hoje trouxe um resumo completo sobre a literatura de Lygia Fagundes Telles. Vamos conferir!

A literatura de Lygia Fagundes Telles: introdução

A escritora Lygia Fagundes Telles, conhecida como “dama da literatura nacional”, nasceu na cidade de São Paulo em 1923. A escritora estudou Direito na Universidade de São Paulo, na mesma cidade.

Lygia Fagundes Telles faleceu no dia 3 de abril de 2022, aos 98 anos.

A literatura de Lygia Fagundes Telles: reconhecimentos

Lygia Fagundes Telles era uma referência na produção literária brasileira e, devido ao seu grande talento, ganhou inúmeros prêmios e foi traduzida para diversas línguas estrangeiras. Suas obras são, dessa forma, apreciadas também fora do Brasil.

A escritora recebeu o prêmio Jabuti, um dos maiores prêmios de literatura do Brasil em três anos diferentes. Ainda, Lygia foi também premiada com o prêmio Camões em 2005 e se tornou membro da Academia Brasileira de Letras.

A literatura de Lygia Fagundes Telles: características

Lygia fez parte da terceira geração do modernismo brasileiro. Dentre as principais características de suas obras, podemos citar a grande preocupação com o psicológico dos personagens.

A escritora também fazia uso de a prosa intimista e do realismo mágico, especialmente em algumas obras em que é possível observar a presença de elementos sobrenaturais e de elementos do fantástico. 

As principais obras

Dentre as principais obras de Lygia Fagundes Telles, podemos citar: “Ciranda de pedra”, “Verão no aquário”, “As meninas”, “Seminário dos ratos”, “Venha ver o pôr do sol e outros contos”, “A estrutura da bolha de sabão” e “O segredo e outras histórias de descoberta”.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.