A literatura de Carlos Drummond de Andrade: confira!

Um resumo completo para as suas provas

A literatura de Carlos Drummond de Andrade: um resumo completo

Carlos Drummond de Andrade é considerado um dos maiores escritores de toda a literatura brasileira, tendo participado da segunda geração do movimento modernista.

Assim, não é de se surpreender que questões sobre a literatura produzida por Drummond sejam tão abundantes dentro das principais provas do país, como o ENEM e os vestibulares.

Dessa maneira, para que você consiga se preparar de forma adequada, o artigo de hoje separou um resumo com tudo aquilo que você precisa saber sobre a literatura de Drummond. Confira!

A literatura de Carlos Drummond de Andrade: introdução

Carlos Drummond de Andrade foi um importante escritor do modernismo brasileiro, além de ter atuado também como um jornalista de relevância.

Drummond é considerado um dos maiores escritores da literatura do Brasil devido ao seu estilo inovador.

A literatura de Carlos Drummond de Andrade: biografia

Drummond nasceu na cidade de Itabira, uma cidade localizada no interior do estado de Minas Gerais e desde muito jovem demostrou afinidade com a escrita. Já em 1921, com apenas 19 anos, Drummond começou a publicar seus trabalhos no jornal “Diário de Minas”.

A sua primeira obra literária, denominada de “Alguma Poesia”, foi publicada no ano de 1930”. Um dos poemas mais conhecidos do autor é “No meio do caminho”, que foi publicado em 1928. Esse é o poema em que se encontra o famoso trecho: “No meio do caminho tinha uma pedra. Tinha uma pedra no meio do caminho”.

A literatura de Carlos Drummond de Andrade: obras

Além de “Alguma Poesia”, dentre as obras de maior relevância de Drummond, podemos citar: “Sentimento do Mundo”,  publicado no ano de 1940, “A Rosa do Povo”, publicado em 1945,  “Viola de Bolso”, de 1952,  “Lição de Coisas”, publicado em 1962, e “Cadeira de Balanço”, publicado no ano de 1966. 

A literatura de Carlos Drummond de Andrade: características

A literatura de Carlos Drummond de Andrade possui algumas características marcantes. Dentre elas, podemos citar:

  • O uso de versos livres em seus poemas;
  • O uso de ironia;
  • O uso de uma linguagem popular;
  • A temática da existência.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.