A história do Fundo Garantidor de Créditos (FGC)

Algumas opções de investimentos oferecem a cobertura do Fundo Garantidor de Créditos (FGC). Confira mais detalhes!

Algumas opções de investimentos oferecem a cobertura do Fundo Garantidor de Créditos (FGC). Conheça um pouco mais sobre essa cobertura, conforme informações oficiais!

A história do Fundo Garantidor de Créditos (FGC)

De acordo com as informações oficiais do Fundo Garantidor de Créditos (FGC), desde a década de 90, por conta da crescente preocupação das autoridades com a estabilidade do sistema financeiro, começaram a surgir, de maneira formal, os sistemas de garantia de depósito, o que acabou se tornando uma verdadeira tendência mundial. O Brasil, por sua vez, não ficou para trás.

Acompanhamentos e controles

A estabilidade do sistema financeiro pode ser entendida como a implementação de instrumentos de acompanhamento e controle que formam espécies de redes de proteção, destaca o Fundo Garantidor de Créditos (FGC).

Empréstimos de última instância, regulação eficaz, fiscalização eficiente, estrutura legal adequada e proteção direta a depositantes, por meio de um sistema garantidor, são alguns dos componentes dessa rede e visam um sistema bancário sólido e saudável.

A resolução do Fundo Garantidor de Créditos (FGC) surgiu em 1995

É dentro desse contexto que, em agosto de 1995, uma resolução do Conselho Monetário Nacional (CMN) autoriza a “constituição de entidade privada, sem fins lucrativos, destinada a administrar mecanismos de proteção a titulares de créditos contra instituições financeiras”, segundo termos do documento, conforme informações oficiais.

Em novembro de 1995, nasceu o Fundo Garantidor de Créditos (FGC), sendo uma associação civil, sem fins lucrativos, com personalidade jurídica de direito privado. 

Atuação preventiva

Muito mais do que “pagador de dívidas”, que só surge em cena em momentos dramáticos, o Fundo Garantidor de Créditos (FGC) conta com profissionais preparados para agir de maneira preventiva em todo o sistema bancário e financeiro, atuando de maneira pontual e, muitas vezes, silenciosa para garantir um funcionamento fluido e harmônico de todo o sistema, explica o próprio FGC em sua plataforma oficial.

Missão, propósito e valores

De acordo com o Fundo Garantidor de Créditos (FGC), a sua missão é:

  • Proteger depositantes e investidores no âmbito do Sistema Financeiro Nacional, até os limites estabelecidos pela regulamentação;
  • Contribuir para a manutenção da estabilidade do Sistema Financeiro Nacional;
  • Contribuir para a prevenção de uma crise bancária sistêmica.

Propósito

Contribuir para a confiança  das pessoas no Sistema Financeiro Nacional.

Valores

  • Excelência;
  • Integridade;
  • Respeito;
  • Interesse Público;
  • Orgulho.

Como funcionam as garantias do Fundo Garantidor de Créditos (FGC)?

Garantia ordinária – até R$ 250 mil

De acordo com as informações oficiais, fazem parte da garantia ordinária proporcionada pelo FGC os seguintes créditos:

Depósitos à vista ou sacáveis mediante aviso prévio;

Depósitos de poupança;

Letras de câmbio (LC);

Letras hipotecárias (LH);

Letras de crédito imobiliário (LCI);

Letras de crédito do agronegócio (LCA);

Depósitos a prazo, com ou sem emissão de certificado RDB (Recibo de Depósito Bancário) e CDB (Certificado de Depósito Bancário);

Depósitos mantidos em contas não movimentáveis por cheques destinadas ao registro e controle do fluxo de recursos referentes à prestação de serviços de pagamento de salários, vencimentos, aposentadorias, pensões e similares;

As operações compromissadas que têm como objeto títulos emitidos após 8 de março de 2012 por empresa ligada também são cobertas pelo Fundo Garantidor de Créditos (FGC).

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.