Como escolher o vaso ideal para suas plantas

Aprenda qual o melhor tipo para cultivá-las

Muitas vezes, temos uma planta em casa que não se desenvolve de forma nenhuma. Você muda a terra, aduba bem, rega e nada. O problema pode ser o vaso, se ele não for adequado para aquele tipo de planta. Por isso que hoje, nós vamos te ensinar como escolher o vaso ideal para suas plantas.

Como escolher o vaso para plantas -- Reprodução Canva
Como escolher o vaso para plantas — Reprodução Canva

Como escolher o vaso ideal para suas plantas?

Para escolher o vaso ideal para as plantas, não basta que ele seja bonito. Ele precisa ser adequado. Mas como escolher o vaso adequado? Continue lendo e você vai poder tirar todas as suas dúvidas.

Considere o tamanho do vaso e o espaço que a planta necessita

Você precisa saber como a planta se desenvolve dentro de vasos. Se ela cresce bastante, se precisa de maior espaço para se desenvolver, se suas raízes precisam de muito ou pouco espaço para crescer, entre tantos outros conhecimentos sobre a planta que você tem em casa.

Assim, a sua escolha pode ser por vasos pequenos, grandes, profundos, médios, entre outros tamanhos.

Analise a necessidade de água da planta

Cuide sempre ao comprar um vaso, que ele possua um bom sistema de drenagem. Sabe aqueles furos que existem no fundo dos vasos? Eles servem para drenar a água em excesso proveniente da rega.

Perceba os materiais que constituem os vasos para controlar a temperatura

Os vasos de cores escuras retêm bastante o calor e, assim, a planta pode ficar muito aquecida e morrer. Por exemplo, se a sua planta não gosta de temperaturas altas, não compre vasos de plástico, pois eles podem causar a morte dela.

Como escolher o melhor tipo de vaso para as plantas?

Na sequência, apresentaremos os tipos de vasos mais comuns, bem como os seus principais usos.

De cerâmica

São conhecidos como vasos de barro, funcionam muito bem para garantir a temperatura e umidade excelentes para as plantas. Assim, sstes vasos reproduzem o ambiente do solo, possuindo formas e tamanhos variáveis e diferenciados, além de possuir baixo custo.

Entre as desvantagens do uso deste vaso, está a maior necessidade de regas, além do material trincar ou quebrar com maior facilidade.

De plástico

Por não ter uma aparência muito agradável, os vasos de plástico são muito usados dentro de cachepôs. Entre as vantagens do uso deste tipo de vaso, tem-se a variedade de tamanhos, cores e formas, além do baixo custo.

Como desvantagem tem-se que o plástico possui a tendência de aquecer e, desta forma, pode interferir no desenvolvimento da planta.

De cimento

Também chamado de vaso de concreto, você pode comprar em lojas ou produzir o seu próprio vaso em casa. Entre as vantagens, tem-se a alta resistência por ser produzido com material extremamente resistente. 

Já entre as desvantagens, tem-se: ele é pesado, de difícil movimentação e deve ser comprado maior do que o tamanho recomendado, pois a sua parte interna é diminuída.

Use sempre em áreas externas e de local firme, por conta do seu peso.

De vidro

Use para plantas aquáticas ou em flores de corte. Entre as vantagens do seu uso tem-se: são bonitos, leves e sofisticados. 

Porém, entre as desvantagens tem-se: exige limpeza frequente, não pode abrigar plantas grandes.

De polietileno

Use esse modelo tanto dentro de casa quanto fora. Dessa forma, entre as vantagens de seu uso tem-se: são leves, estão em alta, possuem preço acessível, apresentam vários formatos, tamanhos e cores.

Como usar os vasos na decoração da casa?

Use vasos com uma estética tão extraordinária quanto a planta escolhida para o local a ser decorado. Afinal, o vaso fará parte da decoração e, por isso, deve estar em harmonia com o restante da decoração.

Por fim, já sabemos que o tamanho do vaso é muito importante e deve estar adequado ao tamanho da planta quando ficar adulta. Assim, o material e o formato são mais fáceis de ajustar na decoração tendo em vista a maior variedade existente no mercado.

Por exemplo, se a decoração de sua casa for rústica, você pode usar vasos de cerâmica. Mas, se a sua casa for de estilo mais clean, utilize vasos de vidro.

Assim, agora que você já sabe como escolher o vaso ideal para a sua planta, pode começar a repensar os seus recipientes pelo ambiente! Mas não esqueça de combinar com a decoração da casa!

Um bom vaso é o que vai garantir a saúde da sua planta e fazê-las durar muito mais, mas o cuidado e atenção com o broto é fundamental para que ela não morra! Temperatura, rega e ambiente precisam estar alinhados da melhor forma, assim, o vaso será a casinha da sua planta e vai auxiliar em sua vida!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.