A cadeia global de produção de veículos elétricos e a indústria automotiva nacional

A operação de minérios de lítio traz um novo fluxo para a cadeia global de produção de veículos elétricos. Confira informações do MME!

De acordo com recente divulgação oficial do Ministério de Minas e Energia (MME), um novo decreto permite operações de comércio exterior de minerais e minérios de lítio e seus derivados, o que é primordial para a produção de veículos elétricos.

Economia: operação de minerais e minérios de lítio traz um novo fluxo de investimentos 

A medida traz um fluxo de investimentos, geração de empregos e renda que poderá transformar positivamente a realidade socioeconômica das comunidades e promover um caminho de desenvolvimento sustentável de longo prazo para a região, explica o Ministério de Minas e Energia (MME). Sendo assim, esse é um caminho que traz consigo a expansão de infraestruturas, da oferta de bens e serviços, e a melhoria das condições de vida da população.

Um novo olhar da indústria automotiva e os investimentos no país

Além disso, a medida também representa um passo fundamental para ampliar o olhar da indústria automotiva e atrair investimentos para a produção de veículos elétricos no Brasil, segundo informações do Ministério de Minas e Energia (MME). Assim sendo, é, portanto, essencial para o fortalecimento da cadeia automotiva brasileira nos próximos anos, considerada uma das indústrias que mais emprega no país.

A transição energética traz uma nova demanda 

Conforme destaca o Ministério de Minas e Energia (MME), a transição energética está provocando o aumento da fabricação de baterias, principalmente para veículos elétricos, que demanda um avanço do mercado de lítio em nível global.

Nesse contexto, o lítio é um mineral estratégico para o país, essencial à transição energética para energias limpas e para atração de investimentos na cadeia industrial para produção de veículos elétricos, explica a publicação oficial. 

Fluxo alterado na indústria de mineração

A alta demanda tem impulsionado o anúncio de grandes investimentos em projetos ao longo de toda a cadeia produtiva, desde a mineração, passando pelo processamento mineral e até a produção de componentes e baterias, informa o Ministério de Minas e Energia (MME).

A medida beneficia a indústria de forma abrangente

Cabe ressaltar que a medida também traz maior competitividade para demais segmentos industriais consumidores de lítio no Brasil, como, por exemplo, a produção de graxas lubrificantes, maior consumidor atual, segundo o Ministério de Minas e Energia (MME).

Previsão elevada para a demanda de lítio

De acordo com a S&P Global, a demanda de lítio deverá atingir 2 milhões de toneladas até 2030, destaca o Ministério de Minas e Energia (MME). Nesse contexto, a dinamização do mercado brasileiro de lítio pode posicionar o Brasil como grande produtor nessa corrida, com fortalecimento de sua posição na América Latina, que concentra a maior parte das reservas mundiais de Lítio.

A cadeia global de produção de veículos elétricos pode fortalecer a indústria automotiva nacional

Trata-se, portanto, de medida fundamental para o posicionamento do Brasil na cadeia global de produção de veículos elétricos, para o fortalecimento da cadeia automotiva brasileira nos próximos anos, para geração de dezenas de milhares de empregos, e para o desenvolvimento sustentável de municípios que hoje se encontram entre os com menores indicadores de desenvolvimento humano do país, destaca o Ministério de Minas e Energia (MME) através de recente divulgação oficial.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.