3 plantas que ficam bem em sol direto

Descubra quais espécies se dão bem quando expostas ao sol

Quer conhecer 3 plantas que ficam bem em sol direto? Afinal de contas, não são todas as plantas que se adaptam à incidência direta e permanente da luz e do calor do sol. E se você tem um espaço bem ensolarado aí na sua casa e quer preenchê-lo com lindas plantas, é só ler até o final, pois vamos te dar 3 excelentes opções!

Plantas que ficam bem em sol direto -- Reprodução Canva
Plantas que ficam bem em sol direto — Reprodução Canva

Conheça quais são as 3 plantas que ficam bem em sol direto:

As plantas de sol direto são aquelas que precisam, apreciam ou, ainda, não se importam de ficar sob a luz do sol por bastante tempo. Existem plantas de sol pleno de todos os tipos, como folhagens, frutíferas, flores, temperos, hortaliças e etc.

Você pode, ainda, escolher cultivar as plantas de sol pleno diretamente no chão, em seu jardim ou quintal, ou em vasos. E isso é uma excelente opção para quem mora em apartamento e tem uma sacada ou varanda, pois permite que você tenha um cantinho verde particular em meio à selva urbana.

Sendo assim, separamos 3 plantas que ficam bem em sol direto para você conhecer e saber como cultivá-las, seja no chão ou em vasos.

1. Cica:

A Cica (Cycas revoluta), que é conhecida também como Sagu de jardim,  muitas vezes é confundida com uma palmeira, devido ao seu formato de caule e folhas. Entretanto, ela não faz parte da mesma família das palmeiras, mas sim das Cycadaceae.

A Cica é originária das ilhas Ryukyu e de Kyushu, no Japão, e de Fujian, na China. Tendo um crescimento super lento, não mais do que 1 cm por ano, a Cica pode perfeitamente ser cultivada em vasos e em apartamentos.

Com um caule muito bonito, cheio de textura e folhas abundantes e esparsas, a Cica é uma linda planta ornamental. Entretanto, se você possui pets ou tem crianças pequenas em casa, tenha cuidado, pois se trata de um planta bastante tóxica, se for ingerida.

Para cultivar a Cica é preciso oferecer adubações frequentes, com fertilizantes ricos em nitrogênio e regas moderadas.

2. Aloe:

O aloe é um gênero de planta que engloba mais de 500 espécies, o que inclui o aloe vera, a popular babosa, que é tão comumente usada para fins medicinais e cosméticos.

Entretanto, o aloe também é uma das plantas que ficam bem em sol direto e que são muito decorativas e lindas. Por serem suculentas, você deve regar o aloe apenas quando o substrato estiver seco, pois elas armazenam água em suas folhas. Inclusive, por ser uma planta muito folhosa, é preciso fornecer bastante nutrientes para ela, como adubos NPK e orgânicos.

E, por falar nas folhas do aloe, ele possui folhas bem abertas e em grande quantidade, que se espalham rapidamente e formam árvores muito bonitas. Aliás, ela também possui inflorescências que podem ser amarelas, laranjas ou vermelhas, que aparecem em longos pendões e que contribuem para aumentar ainda mais o encanto do aloe.

Portanto, essa é uma das plantas que ficam bem em sol direto que você deve considerar para ter em sua casa.

3. Yucca:

Outra ótima opção entre as plantas que ficam bem em sol direto, você pode cultivar a Yucca em vasos e também no chão. Inclusive, se cultivar livremente no jardim, chega a atingir 6 metros de altura.

Ela possui folhas bem grandes e duras, que tem espinhos em toda a sua extensão ou apenas na ponta, dependendo da espécie. Quanto aos modos de cultivo, você pode cultivar a Yucca em qualquer região do Brasil.

Entretanto, uma coisa que ela não tolera é o solo encharcado. Portanto, as regas devem ser feitas com moderação, deixando o substrato secar entre elas. Já as adubações devem ser feitas a cada 3 meses, com adubos orgânicos como a torta de mamona, esterco animal curtido ou húmus de minhoca, ou, ainda, com fertilizantes minerais, como NPK 10 10 10.

Você pode podar a Yucca, retirando as folhas secas e excessivas para estimular a brotação e a renovação foliar.

Gostou de conhecer essas 3 plantas que ficam bem em sol direto? Agora é só você escolher suas preferidas e deixar seu cantinho ensolarado ainda mais bonito e aconchegante!

Um ambiente com plantas que se adaptam bem em locais com sol fica cheio de vida e muito mais bonita! Assim, use essas dicas de espécies que amam um solzinho e aproveite para renovar sua decoração com opções interessantes e lindas!

Esperamos que seu lar fique muito mais agradável com essas plantinhas de sol que são excelentes para dar um toque ainda mais especial nos cômodos ou do lado de fora de casa, sempre aproveitando a luz solar!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.