5 atitudes negativas que afetam a produtividade no trabalho

Existem diversos tipos de atitudes negativas que afetam a produtividade no trabalho. Algumas dessas atitudes costumam ocorrer no piloto automático. Outras, podemos achar que não impactam em nada (como no caso de dizer “sou desorganizada e pronto), mas na verdade impactam e muito!

Pensando nesse cenário, trouxemos uma lista com algumas dessas atitudes negativas para que você possa fazer uma autoavaliação. A partir disso, se torna viável tomar medidas para ter um dia a dia mais produtivo. Vamos adiante!

5 atitudes negativas que afetam a produtividade no trabalho

Como dito anteriormente, existem muitas atitudes negativas que afetam a produtividade no trabalho. Porém, listamos apenas 5 das principais vilãs da produtividade. Veja a seguir:

1- Vida sedentária

Você pode achar que não, mas a vida que levamos fora do trabalho é capaz de impactar diretamente nos nossos resultados e em nossa produtividade. E isso vale para o sedentarismo.

Quando não praticamos exercícios, tendemos a:

  • Ter noites de sono ruim;
  • Menos motivação e bem-estar, já que a atividade física promove prazer e boas emoções;
  • Menos disposição, uma vez que a prática de exercícios nos deixa mais ativo ao longo do dia;
  • Problemas de saúde que impactam os resultados no trabalho; etc.

2- Falta de sono de qualidade

Quando não dormimos bem, o nosso cérebro não descansa, a nossa memória não é organizada e até mesmo o nosso humor fica bem alterado. Portanto, essa é uma das atitudes negativas que afetam a produtividade no trabalho: deixar para dormir de qualquer jeito, sem uma rotina ou higiene do sono.

3- Uma visão negativa do trabalho

Ficar enxergando apenas as coisas ruins do trabalho também vai minar a sua mente e a sua energia.

Não que você deva simplesmente ignorar o que está ruim, mas às vezes é possível mudar a perspectiva da situação. Ao invés de apenas enxergar o negativo, pense positivamente sobre boas soluções.

4- Falta de organização e prioridades

Como está a sua agenda de tarefas? Você saberia dizer quais são as suas prioridades ao longo dos dias? As respostas a essas perguntas podem lhe ajudar a ter muito mais assertividade e produtividade no trabalho.

Afinal, quando não estamos cientes do que é mais importante e tampouco temos uma agenda que organiza todas as tarefas, torna-se inviável ter um dia produtivo.

Isso porque iremos, simplesmente, “apagar incêndios” sem nunca colocar em prática alguma atividade realmente compensadora e importante. Fique atento a isso.

5- Medo de delegar tarefas

Sabemos que é bom ter um certo controle sobre as atividades que fazemos. Mas, querer abraçar o mundo é algo inconcebível para um dia a dia produtivo. Em outras palavras, não temos como ter bons resultados se quisermos fazer todas as coisas sozinhos.

Aprender a delegar tarefas é fundamental. Caso contrário, você precisa estar ciente de que o acúmulo de atividades é uma das atitudes negativas que afetam a produtividade no trabalho.

Não tenha medo de ensinar alguém para trabalhar com você. Não tenha medo de dar oportunidade para outro, delegando tarefas a ele. Isso fará bem para todo mundo! 🙂

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.