Principais vilões da produtividade: Conheça quais são!

Os principais vilões da produtividade são, muitas vezes, pouco percebidos. Silenciosos, vão minando a nossa rotina e, quando nos damos conta, o dia passou e pouco trabalho foi concluído.

Mas quais são esses vilões? Como podemos nos livrar deles? É justamente sobre esses questionamentos que tratamos neste conteúdo. Continue lendo e reflita conosco.

Conheça os principais vilões da produtividade

Existem diversos tipos de inimigos da produtividade. Alguns mais sutis e pouco agressivos. Outros extremamente nocivos para a nossa agenda.

Para lhe ajudar a começar a sua autoavaliação, no entanto, apresentamos 5 desses principais vilões da produtividade. Veja:

1- Procrastinação

A procrastinação é algo que acaba com a produtividade de qualquer pessoa. Infelizmente ela faz parte da rotina de muita gente.

Afinal, parece que, especialmente as pequenas tarefas, não vão impactar em nada se deixarmos para depois. Mas a verdade é que impactam sim, e muito.

Por isso, antes de simplesmente se deixar levar pela procrastinação, apenas aja. Ou seja, não fique pensando em desculpas para executar determinada tarefas depois. Assim que chegar o momento de fazê-las, faça-as!

2- Não saber dizer não

Aceitar todo tipo de trabalho, o tempo todo, também não é uma boa ideia. Aprender a dizer não é de suma importância para não permitir que o seu dia a dia de trabalho fique sobrecarregado e, no fim, você não consiga concluir nada.

Portanto, aprenda a dizer não para as outras pessoas, e isso inclui o seu chefe! Porém, saiba dizer isso de uma maneira educada e respeitosa, é claro. Nada de apenas negar sem apresentar bons argumentos, ok?

3- Querer fazer tudo sozinho

Assim como não saber dizer não é um dos principais vilões da produtividade, querer fazer tudo sozinho caminha lado a lado com isso.

Afinal, ninguém é um super herói para aceitar todo tipo de trabalho e assim querer executar todas as infinitas demandas sozinho.

Delegar tarefas é de suma importância para construir uma rotina que seja muito mais organizada e efetiva.

Portanto, se você sabe que outras pessoas que trabalham com você podem executar determinada atividade de forma mais coerente, por que não delegar? Trabalhar em equipe pode ser muito mais produtivo!

4- Ter hábitos de vida ruins

A sua vida fora do ambiente de trabalho também pode impactar na sua qualidade e desempenho enquanto colaborador.

Isso porque os hábitos ruins são um dos principais vilões da produtividade. Afinal:

  • Noites mal dormidas e falta de higiene do sono podem afetar a concentração, o foco, a memória e consequentemente os resultados que você atinge.
  • A falta de exercícios traz malefícios para a saúde física e mental, diminuindo nosso bem-estar e nossa motivação – o que impacta em nossa produtividade.
  • A alimentação também pode nos dar energia e foco ou muito cansaço e mal-estar.

5- Não se organizar e não ter prioridades

Você consegue organizar a sua agenda e as suas prioridades? Se não, saiba que isso é um dos principais vilões da produtividade. Afinal, se você não estrutura o seu trabalho em etapas, como será possível desenvolver um trabalho produtivo? Pense sobre isso e organize-se!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.