4 dicas de ouro para economizar dinheiro

Toda pessoa que deseja construir um patrimônio deve ter como princípio fundamental economizar dinheiro.

Alguns acham mesmo que seja impossível economizar, mas podemos dizer que esta é uma falsa impressão e a porta para você conseguir poupar e viver com saldo positivo está em cultivar algumas atitudes e hábitos simples no estilo de vida.

Se você colocar em prática alguns princípios de economia doméstica você verá a diferença no final do mês.

Abaixo listamos 4 dicas de ouro que vão te ajudar a economizar dinheiro e ter o prazer de ver seu saldo positivo.

 

1. Adotar um consumo consciente

Consumo consciente e refere não somente ao que você compra, mas também aquilo que faz com o que não precisa mais.

Uma boa dica aqui é refletir se você realmente precisa do que deseja comprar ou se trata apenas de um impulso.

Geralmente, quando se consegue vencer o desejo de comprar naquele momento, depois de algumas horas se percebe que você pode viver sem aquele ítem ou que pode adiar a sua compra. É possível encontrar preços melhores depois.

Mais duas coisas. A primeira é: o que realmente você usa? Seu guarda-roupas é cheio de roupas que nem usa? As vezes é melhor resistir a tentação de sair consumindo e comprar ítens que você realmente irá usar.

A segunda observação tem a ver com a primeira. Já pensou que os ítens que não são mais usados podem ser vendidos, tanto em lojas online, como naquelas de ítens usados? Para quem quer economizar, todo dinheiro é bem vindo.

 

2. Pagar à vista

Uma das facilidades que o cartão de credito permite é comprar imediatamente, mesmo sem ter dinhiro no momento. O engano aqui é achar que se tem aquele dinheiro ao invés de pensar que é uma dívida que você está contraindo.

Os parcelamentos de cartão de crédito ou cheque são considerados como os maiores inimigos dos endividados. No final, além da dívida contraída, os juros farão você pagar mais do que o valor nominal do produto.

Outro claro benefício de pagar à vista é o de ter muito claro o que você está comprando e pode comprar. Isso significa um grande controle de suas compras.

 

3. Transporte

As necessidades de locomoção e as facilidades que um veículo podem proporcionar tornam o desejo de comprar um carro ser quase um imperativo. Contudo, principalmente agora com a alta da gasolina e os custos de manutenção que um veículo exigem, meios alternativos de locomoção podem ser uma boa saída.

Para quem tem filhos, é bom tentar organizar os horários para tomar o mesmo trajeto dos filhos quando for ao trabalho. Isso significa economizar tempo e dinheiro.

 

4. Ter uma renda extra

Aqui temos uma dica maravilhosa. Pense nas suas habilidades ou, aprenda uma, como cozinhar. Existem muitas possibilidades de serviços extras que, também podem trazer uma renda extra.

O principal aqui é usar o dinheiro dessas atividades para economizar, para reservas financeiras ou algum investimento.

 

E aí, gostou desse conteúdo? Deixe seus comentários.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.