3 razões para retomar os estudos após os 40 anos

Se você tem mais de 40 anos e está pensando em desistir dos estudos imaginando que não tem mais idade para isso, pare tudo que está fazendo e repense. 

Para se ter uma ideia, as universidades têm ganhado novos matriculados ano após ano nessa faixa etária e você não precisa ficar de fora. 

O retorno aos estudos apresenta diversas vantagens, não só para o estudante, mas para a sociedade como um todo. 

Afinal, você estará se formando para ser um profissional útil, qualificado, contribuindo não só para o mercado de trabalho, mas para sua família e para a sociedade. 

Veja três motivações retomar os estudos após os 40 anos

Melhora da autoestima

Diversas pessoas chegam a vida adulta sem ter feito o que desejavam por conta de diversos fatores. Isso contribui diretamente para deixar a autoestima baixa. 

Além disso, não ter contato com novos conhecimentos pode acarretar no aumento do desânimo, insegurança, entre outros sentimentos negativos. 

Por esses motivos, é importante pensar em evoluir, não só no âmbito profissional, mas como pessoa, aprendendo algo interessante sobre uma nova área, ou até mesmo sair da universidade com uma profissão. 

Fase da vida mais tranquila

No início da vida adulta há muitas adversidades. A necessidade por trabalho contínuo, o cuidado com pessoas da família, criação de filhos, etc. Há muitas pessoas que abdicam dos estudos para dedicar seu tempo a tudo isso.

No entanto, ao chegar aos 40 anos pode se estar em uma fase mais tranquila da vida, com filhos mais velhos, estabilidade em algum trabalho, etc. 

Sendo assim, essa faixa etária pode ser um ótimo período para retomar os estudos no ensino superior. 

Além disso, hoje algumas inovações ajudam na conciliação do trabalho, família e estudos. Por exemplo, o caso das faculdades EAD, que ajudam a oferecer comodidade na hora de aprender, uma vez que as aulas são online. 

Valorização de profissionais graduados

Estudos demonstram que profissionais graduados são mais valorizados pelo mercado de trabalho. 

O salário de pessoas com graduação completa, segundo o IBGE, é 2,5 vezes maior do que aquelas que possuem somente formação no Ensino Médio. 

Por isso, caso deseje ter mais estabilidade financeira, retomar os estudos pode ser uma ótima opção para aumentar seus ganhos. 

E então, gostou das razões para retomar os estudos depois dos 40? Não deixe de ler também – Durante a pandemia, as famílias brasileiras pouparam mais

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.