Como recuperar a autoestima profissional?

Para recuperar a autoestima profissional é necessário estar pronto para escutar mais a si mesmo. Isto é, você precisa praticar o autoconhecimento e buscar, dentro de si, algumas “ferramentas” importantes para aprimorar a imagem que você construiu de si mesmo.

E para lhe ajudar nessa trajetória, nós trouxemos algumas dicas que podem ser um bom ponto de partida para você. Acompanhe!

Como recuperar a autoestima profissional?

Antes de começar a recuperar a autoestima profissional, lembre-se de que este é um processo gradativo. Não é da noite para o dia que simplesmente nos tornamos as pessoas mais autoconfiantes do mundo. Mas sim, precisamos trabalhar isso com o passar do tempo.

À medida que vamos notando o nosso crescimento, automaticamente vamos nos sentindo prontos para os desafios. Por isso, considere as dicas abaixo como ingredientes que devem ser postos em sua rotina, todos os dias. Veja:

1- Pratique o autoconhecimento

O ponto-chave para recuperar a autoestima profissional é praticar o autoconhecimento. Isso porque é a partir dele que você pode:

  • Conhecer as suas reais habilidades.
  • Entender quais são os seus pontos fracos.
  • Reconhecer os seus limites e respeitá-los.
  • Entender que ninguém é perfeito.
  • Compreender que você tem muito a oferecer no seu ambiente de trabalho.
  • Entre outras variáveis importantes.

Trabalhe essa escuta de si e observe quais situações você se sai melhor e se sai pior. Isso lhe dará pistas para seguir com a próxima dica.

2- Busque aprimorar as suas habilidades

A partir do mapeamento que você pode fazer por meio do autoconhecimento, torna-se mais fácil reconhecer quais habilidades podem ser aprimoradas a partir de agora.

Por exemplo, você pode focar em aprimorar aquelas habilidades que estão pouco afloradas e que você ainda tem dificuldades ou; pode enaltecer ainda mais um diferencial que você já tem.

De qualquer modo, ambas as atitudes acima vão lhe ajudar a recuperar a autoestima profissional.

3- Não se compare aos seus colegas de trabalho

Nunca, em hipótese alguma, se compare a um colega de trabalho. Nós precisamos entender, de uma vez por todas, que cada pessoa possui uma vida única, com uma trajetória incomparável.

Por isso, ficar comparando o sucesso do outro com o seu é o mesmo que dizer que a outra pessoa não mereceu o que conquistou. E isso é injusto com ela! Mas, mais do que injusto com ela, é injusto com você, que não seguiu pelo mesmo caminho, mas espera o mesmo resultado.

E ainda: cada pessoa tem o seu tempo. Não generalize!

4- Entenda que os erros fazem parte da jornada

Os erros fazem parte do desenvolvimento de qualquer pessoa. Por isso, quando você pensar em recuperar a autoestima profissional, comece jogando fora aquelas críticas destrutivas que tem sobre si mesmo, por conta de uma culpa.

Apenas aceite que você errou, absorva as aprendizagens da situação e siga em frente! Não fique se mutilando por algo que já aconteceu – isso não vai mudar o fato. Olhe para o seu futuro, é lá que você deve focar. 😉

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.