Por Estado: AC | AL | AM | AP | BA | CE | DF | ES | GO | MA | MG | MS | MT | PA | PB | PE | PI | PR | RJ | RN | RO | RR | RS | SC | SE | SP | TO | NACIONAL

Avalie o Texto.

14º salário INSS 2020: Veja como será o novo pagamento aos beneficiários

De acordo com o texto, será concedido uma parcela extra para pagar aos segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) durante a pandemia do novo coronavírus.

O senador Paulo Paim (PT-RS) pediu urgência na aprovação do Projeto de Lei (PL) 3.657/2020 que prevê a criação do 14º salário emergencial. De acordo com o texto, será concedido uma parcela extra para pagar aos segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) durante a pandemia do novo coronavírus.

A proposta, apresentada pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), recebeu voto favorável de Paim, relator do projeto na Comissão. Segundo o senador, aproximadamente 35 milhões de aposentados e pensionistas do INSS, e que em torno de 80% desse grupo recebe apenas um salário mínimo por mês.

“A pandemia está fazendo um enorme estrago na economia e na vida das pessoas menos favorecidas,” disse Paim.

“O 14º salário, além de socorrer os aposentados, os que estão no grupo de risco, também irá servir como injeção de recursos na economia. Dentre os municípios brasileiros, 64% dependem da renda dos beneficiários do INSS. O 14º salário vai representar algo em torno de R$ 42 bilhões em dinheiro novo no comércio local, nos municípios, gerando emprego e renda, gerando imposto, melhorando a qualidade de vida, movimentando a economia local e fortalecendo a vida de todos. Teremos mais empregos para colaborar com a retomada do crescimento do país”, confirmou o senador.

Sobre o PL

A proposta teve origem por meio da Ideia Legislativa n° 127.741. O autor da iniciativa é o advogado Sandro Gonçalves, de São Paulo. O projeto sugere a implementação do 14° salário como uma gratificação natalina emergencial a ser paga no mês de dezembro deste ano.

A proposta, que já alcançou mais de 60 mil assinaturas, foi encaminhada a comissão da CDH do Senado, deve ser apreciada pelos senadores ainda nesta semana.

Se aprovado, e transformada em Projeto de Lei ou PEC, a proposta é colocada para votação no plenário. Se os senadores aprovarem, o projeto será encaminhado para a Câmara dos Deputados para também ser apreciada pelos deputados por maioria simples.

Veja também: INSS: Antecipação do 13º salário CONFIRMADA após pandemia

Avalie o Texto.

Veja o que é sucesso na Internet:

64 Comentários
  1. RONALDO PEIXOTO Diz

    Todos tem meu apoio e indignação,e vejo aqui uma forma,de poder afirmar e confirmar o descaso,com todos aposentados.
    Principalmente o Congresso ,que acompanho em momentos possíveis antes,durante,e nos dias de hoje.
    São pouquíssimos,que mantém,a coerência, até porquê votamos e eu para não dizer nós, não acompanhamos,o que fazem lá.
    Na semana passada fiz um e-mail ao atendimento ao cidadão,pedindo urgência na aprovação,como sempre fiz, prática essa que ainda adoro.
    O resultado foi,que na eleição 45% não se reelegeram,e muitos aposentados os alertaram.
    Se puderem, façam.
    Mesmo assim,vamos acreditar até a prorrogação,do 2o tempo mesmo com 71 anos um SM vou continuar.

  2. José Alberto Mecenero Diz

    Parem de enganar os aposentados cambada de vagabundos e ladrões o povo em geral já não aguenta mais tanta mentira o exercito devia tomar o poder e fechar o senado e a câmara prender todos vocês chupins segue suga da nação

  3. Elena Diz

    Nevesitamos nossos filhos sem trabalho tive que sacar consignados e não posso mais,Bolsonaro o presidente da Câmara e. Filho de chileno e conceda por ló menos em Chile receberam pensão natalinae mais pobre que brasil

    Não custs

  4. Francisco Sume Bento Diz

    Caro Srs…bom dia. O que me chateia aqui no meu BRASIL amado, é o trabalhador de um modo geral. Quer seja civil, público ou militar, trabalhar durante todo o seu tempo e sempre ter que pagar água, luz, telefone, custos pessoais tais como, alimentação, roupas, moradia, seus medicamentos, planos de saúde,. Tudo retirado do seu soldo, ou salário, como queiram chamar….enquanto um cidadão que entra para a política, que na realidade deveria representar a massa que o elegeu,!!! e ter direitos absurdos , tais como :….auxílio paletó , auxílio moradia, combustível, empregados para o seu lar e outras tantas mordomias , as quais não temos direito. O nosso pagamento é todo gasto com estas necessidades, enquanto esses cidadões, se é que devemos cognomina-los como tal, ter tudo isto. Ao meu ver, estamos muito longe de realmente vivemos em uma verdadeira “Democracia” eu particularmente, a chamo de Demagogia. O trabalhador tem seus direitos reduzidos e muitas das vezes cortados enquanto um pequeno de número de pessoas, mamam nas tetas do País. Neste momento de crise, não vi ninguém falar em cortes desses previlegios absurdos e desnecessário. Fica aqui a minha indignação. Será que um dia isto vai mudar???

    1. Luis Leal Diz

      Verdade absoluta, sem contar que estes afortunados com dinheiro de desvios e corrupções vão para paraísos fiscais, não ajudo a gerar empregos, preservar Empresas de falências em tempo de Pandemia, muitas não podendo funcionar ) nem mesmo ajuda a impulsionar a economia! Tirar seus previlegios é pouco, teriam que estraditados apenas com os recursos básicos de sobrevivência!

  5. MARLUCE DE CARVALHO Dias Diz

    Isso só está servindo para os aposentados ficarem mais encrencados tomando empréstimo acreditando na saída desse dinheiro queé mais uma inganacao do que certeza.Gente as financeiras estão iguais a gato para pegar os ratos não vá nessa pois tudo o que é para beneficiar o povo esses políticos tem pouco interesseainda mais que não é ano de eleição. Não façam planos sem antes esse projeto não for aprovado coisa que eu não acredito nessas altura do mês.

    1. Angela Diz

      Um Absurdo o aposentado ser tratado como.se fosse os desnecessários por estes políticos, sendo que salário emergencial é Onaga para alguns que nunca contribuiram com o INSS, vagabundos, mulheres que tem condições de rica e tem maridos, muita falcatruas por estes políticos miseráveis que ganham muito sem proporcionar nada aos pobres, APOSENTADOS NÃO TEVE SALARIO EMERGEMCIAL, E SIM TIRARAM O 13° QUE É DE DIRETO!!! O que já é de direito dos aposentados, não tivemos ajudas, destes Políticas, wue só pensam no seu, não tiraram nada dos seus, pelo contrário tiveram um ótimo aumento nos seus salarios!

    2. Vviv Diz

      Vamos acreditar minha senhora

  6. Efigenia Candida da Costd Diz

    E um absurdo o governo da dinheiro para quem nunca trabalhou como bolsa família e outros mais,até hoje ele não pensou nos aposentados e pensionistas que trabalhou tanto para o desenvolvimento do pais, adiantou nosso décimo terceiro, liberou mais cinco porcento de empréstimo nós afundando ainda mais em dividas ,agora não teremos nenhuma remuneração no final do ano ,será que não merecemos um Natal com dignidade.

    1. josenir maria Diz

      Nos aposentado com salário mínimo salário de fome pós da mal para comprar remédios ele tem e que rever as percas dos salários mínimo e repor com urgência até agora só vejo inrrolacao e nos com esse salário de fome e tem que corta os gastos com as mordomias dos politico tenho 62 anos se continuar esse salário de fome aí sim vamos vira unha Venezuela.

      1. AaaaAaMaaaaadasaed aaa Diz

        Aqui Brasil ou Venezuela porque todos apsentados tão endividados nos bancos aonde Guedes socorreu bancos em hum trilhão e meio reais sendo nos tamos fazendo consiguinado com nosso próprio dinheiro governo pegando volta juros muito alto verdadeira servergonha certo Brasil

      2. Gilberto joaquim dos Santos Diz

        Esses fdp desses advogados só querem ganhar visualizações no youtube com isso eles ganham muito dinheiro, nas costas dos aposentados

  7. Vilma Pagotto Diz

    Vocês aí os deputados e senado mais presidente tem que nós ajudar pagar esse décimo quarto não tivemos ajuda de ninguém pago aluguel luz água só meu colírio é 100 reais por mês fora os outros porque no posto da prefeitura não tem meus remédios e essa pandemia tudo ficou mais caro tudo dobro de preço eu aos 63 anos faço uma refeição por dia nem mais meu cafezinho preto de manhã tomo porque o dinheiro não dá difícilmente compro um pão para comer de manhã sou sozinha e nunca tive uma ajuda do governo nunca

    1. Luis Leal Diz

      Que o poder do Espírito Santo através do Amor de Cristo possa fazer uma decisão de Luz ser tomada pela política aprovando este décimo quarto salário a os aposentados, aliviando sua grande dificuldade! Assim já é! Amém 🙏⚡🧡😇

  8. Vanderlei schueda Diz

    É uma vergonha mesmo, só nesse país que o cidadão de bem não tem direito a nada, enquanto esses vagabundos, ladrão, bandido, são protegido por nossas leis, pelos direitos humanos. Que no Brasil vale mais a pena ser bandido do que trabalhar.
    VERGONHA

  9. Alcemir Menezes Beiral Diz

    alcemirbeiral@gmail.com

  10. Marlene Diz

    É só pegar todo dinheiro que o Lula e sua família roubaram e juntar com o da família Bolsonaro que ainda rouba , juntando tudo dá pra pagar até 15* pra todo mundo. E como roubaram todos ainda
    .

  11. Marlene Diz

    É só pegar todo dinheiro que o Lula e sua família roubaram e juntar com o da família Bolsonaro que ainda rouba , juntando tudo dá pra pagar até 15* pra todo mundo.

    1. Maria Inês dos Santos Diz

      Marlene que o Lula roubou ele a esposa milionária que vendia Avon e os filhos sabemos, por que o patrimônio e a ostentação deles era notória,e foi provado, agora se você sabe e prova que Bolsonaro rouba pra ele e prós filhos vc tem que ir a uma delegacia pedir proteção contra a máfia Bolsonariana e pedir com urgência para lhe levarem a Polícia Federal para efetuar a denuncia.
      E vc também vai aparecer na mídia global e CNN, ficará famosa por acha cabelo ovo.

  12. Adalbertosilva Diz

    Adiantaram o 13° salário como ajuda para o aposentado, ou seja, apenas adiantaram o q já é nosso por direito, agora se preocupam com o bolsa família, bolsa cidadão, auxílio emergencial…..e nós aposentados…..????
    Aaaahhhh….mas liberaram os 5%…..
    Para nos inforcar mais ainda….????
    A suspensão das parcelas dos empréstimos que ajudaria…..morreu no fundo da gaveta do Rodrigo Maia, e o bolso dele engordou para isso. E agora é tanta enrolação pra liberar esse 14%…..e ainda falam q seria uma gratificação natalina……
    Por q nós aposentados não temos os mesmos direitos q tantos outros….até os presos tem direito….
    Vou ficar esperando o papai Noel descer a chaminé me trazendo essa gratificação natalina….

  13. Adna Diz

    Eu estou indiguinada com está aposentadoria sem futuro trabalhei 31 anos 5 mês e 14 dias um pressao que só roubou matou está recebendo 1300 reais emquanto pai de família trabalha vida inteira e recebe 100049 de salario minimo vergonha nacional justicia benifecia os bamdidos coitado do pobre trabalhador se eu souber nunca teria contribuído tantos anos sem futuro nem um injustiça total

  14. Raul Diz

    Quer dizer que eu que ganho R$ 4.200,00 vou ganhar o mesmo e quem ganha até R$3.100,00 vai receber R$ 5.100,00 em dezembro. Isso é justo??
    Será que os presos de remédios, roupas, gêneros alimentícios , são menores para mim?

  15. Sissa Diz

    Não entendo essa seleção das pessoas que tem direito, por que eu que contribui 31 anos com a previdência social, desconto ir em folha, faço a declaração e é mais uma paulada não vou ter direito e uma pessoa que recebe auxílio reclusão vai ter direito? Por isso a vagabundagem cada dia aumenta, mais fácil viver de bolsa família, praticar crimes e viver desse tal auxílio, passam a mão na cabeça dos bandidos e detalhe: dinheiro de nossos impostos.

  16. Deise Diz

    Pouca vergonha. Estão nessa enrolação há meses. Mas li uma reportagem que quem vai receber é quem está aposentado por doença, Pensão por morte, quem recebe auxílio reclusão… são poucos os escolhidos. Nojo eterno desse máfia de bandidos. Quem precisa para desafogar as contas de final de ano vai ficar a ver navios e esses bandidos recebendo até auxílio para comer em hotéis as nossas custas. Indignada demais. Revoltante viver num.país governado por bandidos ladrões. Que só pensam no bolso deles 🥵😡🤬

    1. AaaaaAaMaaaaadasaed aaa Diz

      Aqui Brasil ou Venezuela porque todos apsentados tão endividados nos bancos aonde Guedes socorreu bancos em hum trilhão e meio reais sendo nos tamos fazendo consiguinado com nosso próprio dinheiro governo pegando volta juros muito alto verdadeira servergonha certo Brasil

  17. Esilda Martins da Silva Diz

    Eu tenho vergonha de ser brasileira porque este salário mínimo e uma vergonha meu filho resebe o BPC ele não tem direito a décimo terceiro agora já vem décimo quarto 😁 tenha dó ou a gente compra comida ou remédio ele. não tem prá onde correr e a realidade povo medicre só t promesa quem resebe o BPC está sendo lesado não tiveram direto a nada

    1. Gisele Diz

      Concordo e o 13 do BPC foi uma categoria que não teve ajuda nenhuma fora o benefício que é de direito

  18. Carla Diz

    É só pegar o dinheiro que lula e seus filhos rubaram que dá pra pagar. Se forem investigados vão achar bilhões na conta desses ladrões safados.

    1. luisa Diz

      E a folha do INSS fechou não tivemos o décimo quarto como vai ser muito triste isso estamos abandonados

  19. João Francisco Silva Diz

    Na minha opinião todos os políticos roubam já participei de campanha política
    Até os evangélicos são o que mais roubam ver o prefeito do Rio e outros aí. Adora ler essa coluna porque voces só fala averdade

  20. Lucia Diz

    Muito triste tudo isso. Más aínda ver muitos se deixando cai na boca do lobo. A população deve aprender a dizer NÃO, NÃO E LUTA POR SEUS DIREITOS, chegar de corrupção e promessas vazias.
    GENTE!!! Já tomaram conciencia de como estão vivendo os ASSALARIADOS?!?
    GENTE!!!! OS PREÇOS DA ALIMENTAÇÃO DESPAROU.
    GENTE!!! ATÉ ONDE VAMOS CONTÍNUA NESTA VERGONHA???
    ” QUANDO O POVO TIVER CONHECIMENTO DE SEUS DIREITOS. SABERÁ COLOCAR OS POLÍTICOS EM SEUS LUGARES…… “TRABALHANDO PARA A POPULAÇÃO E NÃO TIRANDO SEUS DIREITOS, SOMOS NÓS CARREGANDO O PAÍS NAS URNAS E NÃO NO BOLSO”.

    1. Telmo Diz

      Gente, só para lembrar, o ano tem 52 semanas, nossos salários são pagos baseados em 48 semanas, quer dizer, o 13 não é 13, faz parte das 52 semanas trabalhadas.
      Entendero agora, o trabalhador se quiser 13 tem que trabalhar. O tão sonhado 14 é o legítimo 13 que nunca recebemos.

  21. Vera Diz

    Infelizmente estamos no país onde a política é uma vergonha. Hoje sofremos e somos humilhados perante uma SOCIEDADE DE MENTIRAS. Cabe a população aprende a não más VOTA, pós seus direitos são tirados descaradamente. Vergonhoso tudo isso e não sejamos CORVADE CONSIGO PRÓPRIO. VAMOS LUTAR E LIMPA NOSSO PAÍS DESTA MÁFIA DE POLÍTICOS CORRUPTOS. É SÓ OLHA PARA UM ASSALARIADO E OLHA PARA OS DEMAIS, NOSSO AUMENTO PREVISTO É DE 22,OO REAIS. A CLASSE POLÍTICA SERÁ DE QUANTO????
    ACORDA GENTE E APRENDA A DIZER NÃO NAS URNAS…. DEUS TENHA MISERICÓRDIA DE NÓS QUE TRABALHAMOS E TRABALHAR PARA SUSTENTAR UM PAÍS QUE NÃO RESPEITA SEUS DIREITOS.

  22. Rosilei Ribeiro Diz

    Matar idosos é a prioridade deles,assim irão ter mais dinheiro sobrando para o bolso deles, bando de covardes que acha que não vão apodrecer, são todos filhos de chocadeira e que irão ficar pra semente, a mão de Deus Só irao conhecer quando acabar o que roubou com médico remédios, e tudo que tem não resolver.

  23. Júlio Cesar Severino da Hora Diz

    Eu creio que vai sair sim, acreditem vocês também. Deus tá entrando com providência.

  24. genesia ruggiero Diz

    Infelizmente nos idosos,tomamos remedios caros que nen sempre o governo fornece ,pago uma fortuna de imposto de renda,sendo que na aposentadoria sempre foi descontado e na hora de fazer o imposto de renda ainda cobram…sacanagem,tem que pagar o 14 logo pq tem muito idoso passando dificuldade….

  25. Ana Diz

    Isso é mentira ..nunca isso vai ser aprovado..O presidente aprovou agora esse cinco por cento de margem já pra isso…pra chegar final do ano o povo pegar dinheiro..Os aposentados e pensionistas sempre se ferrando

  26. Zenir Teresinha Souza Diz

    Preciso muito desse dinheiro pois uso medicamentos que a secretária da saúde não fornece tenho que comprar todo mês

  27. Aurélia Diz

    Só ficam enganando os pobres com essa de 14°,e no final de TD vão dizer que foi negado.
    Pura hipocrisia!!!!

  28. Cristiane Diz

    Isso é uma palhaçada, estão apenas querendo zoar com á cara dos pobres dos aposentados.Eles já não teem saúde e com uma pressão dessas vão apenas piorar.Pois ficam em uma ansiedade enorme.Isso é uma vergonha para o governo,respeitem os anciãos do nosso país, respeitem a nossa bandeira.

  29. Nilson Diz

    Esse 14 salário é só promessa falsa para os aposentados votarem neles mesmo nessa pandemia, pois o Brasil tem milhões de aposentados e pensionistas em grupo de risco e esses corruptos estão querendo tirá-los de casa para comprarem seu voto. É simplesmente essa a verdade.

  30. Luzia Diz

    Quem inventou esse 14. e fraquinho demais, pare de torturar com essa porcaria política. Eleição está aí, eu não dou meu voto a mais de 20 anos que não voto pra nenhum político.

  31. Francisco Diz

    Porque não pagam um 13o. Para o LOAS. Será que os anciãos e as pessoas especiais não merecem comer um pouquinho melhor no final do ano. Talvez sejam um peso para a sociedade.

  32. Mdsl Diz

    Quantas hipocrisias

  33. Maria Diz

    Tudo mentira, enganação,mais uma jogada política para enganar os coitados dos aposentados se fosse para os deputados e senadores já tinham aprovado à muito tempo, parem de mi-mi-mi e acabe logo com essa enrolação, pois eu mesma não sou besta de acreditar em uma mentira dessa, seus hipócritassssss!😡

  34. Adenildo Freire da Silva Diz

    Dinheiro vem mulher bolsanaro filhos que tão sempre mentindo Guedes veio picareta chefao rolo compressor que validar passa em cima

  35. Lidia Márcia Barbosa Diz

    Porquê não votam logo isso tá uma enrolação só. Nós aposentados e pensionistas só temos essa renda esse décimo quarto salário vai nos tirar do sufoco, vota logo esse projeto e nos ajude obrigado.

  36. J oliveora Diz

    Infelizmente bolsonaro mudou muito tornou se frio e desumano , o que custa ao governo coseder o 14 salariio . perduou dividas das igrejas e outros valores para que m nao precisava , 13 pago em maio ja gastamos em remedio e 22 reais de aumemto , vou dar de esmola a sua igreja que vergnha

  37. Cassia Diz

    Tomara que já resolvam isso porque tem muita gente que precisa desse dinheiro minha mãe mesmo precisa muito porque agora tem que comprar os remédios dela porque n tem na clínica da família n e fora os colírios q ela tbm usar TD mês

  38. EILZABEH FREIRE PESSOA Diz

    Falta 85 dia p o terminar 2020 e ainda não foi aprovada.Eu não acredito q vai ser aprovada .Tudo conversa fiada q não leva a nada.

  39. Carlos Dio Diz

    É uma boa idéia. Claro que seria ótimo. Mas de onde vão tirar esses bilhões? Parece que o pt, mais uma vez, está querendo prejudicar o governo Bolsonaro. Jogando pra torcida somente.

    1. Rosângela Alencar Diz

      Eu so sei que pra eles tudo é aprovado eles aumentam os salários ,faz o que quer com o dinheiro do povo ,, Hipocrisia 👎

  40. Eduardo Diz

    Será pago integral ou parcial sou aposentado ,nem peguei a o dinheiro do governo agora quero saber se o 14 vai ser integral

  41. Eduardo Diz

    Será pago integral ou parcial sou aposentado não e nem peguei a o dinheiro do governo agora quero saber se o 14 vai ser integral

  42. Lucimara Diz

    Tira,esse dinheiros dos depultadods. Governadores que roubaram milhões,bilhões.podem a provar fazendo isso ,e nossa resposta vira como bomba mas urnas ,começando agora mesmo de novembro.vcs tem o.poder de fazer valer essa lei,e nos de deixar vcs ai em brasilia ou não.se tira tds esse $ roubado .vender os bens de A/Z DA SIM!!!!!

  43. Marcos Diz

    Pra quem perguntou de onde virá o dinheiro pra isso, respondo. Virá dos impostos que a gente paga até pra respirar. Mas esse será o gasto melhor aplicado pois irá pra quem realmente precisa.

  44. Vitoria Diz

    Deus abençoe que dê certo, Amém Jesus !

    1. monica machado Diz

      Deus queira!Urgente!

  45. ademir matiello Diz

    Se fosse pra definir aumento de senadores e deputados já teria sido votado na mesma hora,não tem que ser temporário, políticos tem 14•e não tem necessidade sem contar com auxílio que recebem até pra comprar cuecas.

  46. Valdo Antônio Rocha dos Santos Diz

    Estou desempregado desde 2018, não consigo me cadastrar no Cad Único, e agora não sei como será?
    Preciso de uma luz

  47. Paulo Diz

    Gostaria de saber se onde vira o dinheiro para isso

  48. Aparecida Souza Izidoro Diz

    Qual será o valor do 14o salário?

  49. RITA DE CASSIA DE SOUZA LIMA Diz

    Minha indignação a essa demora! Sabe-se que nós aposentados não tivemos nenhum benefício dos governos estaduais e federal e congresso durante essa pandemia. Somos a classe esquecida. Não sabendo eles que muitas vezes somos arrimo de família! Só enrolação. Por que não votam essa pec?
    Cansada de pedir migalhas!!!

  50. Cristina Rossi Diz

    Precisamos muito do décimo quarto por favor!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.