5 filmes sobre História Antiga: veja aqui quais são eles!

5 filmes sobre História Antiga: a lista completa

A Idade Antiga foi um dos períodos mais importantes de toda a história da humanidade, marcado por uma série de inovações e transformações.

Dessa forma, não é de se surpreender que o período seja tão retratado por produções cinematográficas. E que tal utilizá-las para estudar?

5 filmes sobre História Antiga: Confira quais são eles!

O termo História Antiga  se refere ao período caracterizado pelo surgimento e pelo desenvolvimento das civilizações antigas. Também chamada de Idade Antiga, o período teve início em 4.000 a.C., com o surgimento da escrita, e seu fim no ano de 476 d.C., com a queda do Império Romano do Ocidente.

5 Filmes sobre História Antiga: A lista

Você sabia que é possível estuda esse período tão importante da história da humanidade e que aparece muito nas principais provas do país por meio de filmes?

Vamos ver, a seguir, uma lista com 5 filmes que relatam alguns fatos importantes desse período extenso e de extrema importância.

  • Cleópatra: o filme narra a história dessa importante rainha do Egito e  que é, ao mesmo tempo, uma das mulheres mais famosas do mundo,. Através do filme, é possível observar muitos aspectos do Egito Antigo e de sua sociedade.
  • Êxodo: Deuses e Reis: retratando a passagem bíblica, a narrativa acompanha o povo hebreu que se instalou na região da atual Palestina enquanto fugiam da opressão e escravidão imposta pelos egípcios.
  • Rômulo e Remo: o filme conta a história da fundação de Roma e possui como titulo o nome dos irmãos que fundaram uma das cidades mais importantes não só da história antiga, mas de toda a humanidade.
  • Troia: a guerra entre troianos e gregos, a Guerra de Troia, ficou marcada para sempre na História. Os principais aspectos do embate podem ser observados em diversas obras da literatura e do cinema. O filme em questão retrata uma das lendárias batalhas entre os dois povos e é baseada na obra Ilíada, de Homero.
  • Alexandre, o Grande: o filme narra a história do conquistador do maior império do mundo antigo, Alexandre. O imperador foi responsável por conquistar a Pérsia e toda a Índia Ocidental, criando assim um império gigantesco. Alexandre, ainda, fundaria a cidade de Alexandria, importante centro cultural e urbano.

Existem ainda diversos filmes que retratam esse período fundamental para a criação da sociedade e da democracia como hoje as conhecemos. A Idade Antiga possui, sobretudo, uma imensa relevância política e religiosa (e esses dois aspectos são, não por acaso, muito cobrados pelas provas de História).

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.