Windows 11 estará disponível gratuitamente a partir de 5 de outubro

Microsoft destaca papel do computador em uma realidade de trabalho e estudo híbrida e apresenta novas funções do sistema operacional

A Microsoft revelou que a nova versão de seu sistema operacional estará disponível gratuitamente no dia 5 de outubro. Neste dia, a atualização gratuita para o Windows 11 começará a ser distribuída para PCs Windows 10 qualificados e os PCs que vêm pré-carregados com o Windows 11 começarão a ser disponibilizados para compra.

Depois da pandemia de covid-19, o computador ganhou uma nova perspectiva. Com a popularização do trabalho e do estudo remoto, o papel do PC passou a se tornar mais importante para a produtividade no dia a dia, além de funcionar como ferramenta de comunicação e lazer. Segundo a Microsoft, o Windows 11 vem com foco neste novo cenário.

LEIA MAIS: Microsoft apresenta o novo Windows

11 destaques do Windows 11

Para ressaltar as novidades do novo sistema operacional, a Microsoft apresentou 11 destaques: 

  • O novo design e sons modernos visam trazer uma sensação de calma e facilidade. 
  • Além de ficar no centro, o botão Iniciar utiliza o poder da nuvem e do Microsoft 365 para mostrar arquivos recentes, não importando em qual dispositivo o usuário estava visualizando-os. 
  • Os Layouts de Ajuste, Grupos de Ajuste e Áreas de Trabalho fornecem uma maneira mais prática de trabalhar em ambientes multitarefa e otimizar seus ativos na tela.   
  • O chat do Microsoft Teams integrado à barra de tarefas fornece uma maneira mais rápida de se conectar às pessoas.   
  • Os Widgets, um novo feed personalizado alimentado por inteligência artificial, fornece uma maneira mais rápida de acessar informações. 
  • Com uma nova Microsoft Store, reconstruída com um design que facilite a pesquisa e a descoberta de aplicativos, jogos, programas e filmes favoritos. A expectativa é que traga mais aplicativos Android para o Windows 11 por meio de colaboração com a Amazon e a Intel.

Otimizado para quem quer trabalhar 

  • Ainda segundo a Microsoft, o Windows 11 é a versão mais inclusiva do sistema operacional, com melhorias de acessibilidade que foram construídas para pessoas com deficiência.   
  • O Windows 11 traz novas funções para desenvolvedores e criadores. A Microsoft Store será mais aberta, para permitir que desenvolvedores e fornecedores independentes de software (ISVs) tragam seus aplicativos. A intenção é melhorar o desenvolvimento de aplicativos nativos e para web com novas ferramentas de desenvolvimento. 
  • Para quem é gamer, o novo sistema operacional oferece a melhor versão do Windows para jogos e desbloqueia todo o potencial do hardware do sistema, afirma a Microsoft. O Windows 11 conta com tecnologias como DirectX12 Ultimate, DirectStorage e Auto HDR. 
  • O Windows 11 é otimizado para velocidade, eficiência e experiências melhores em dispositivos que permitem com toque, caneta digital e entrada de voz. 
  • O Windows 11 foi pensado como o sistema operacional para o trabalho híbrido, proporcionando novas experiências seguras por design, fáceis e familiares para a equipe de TI implantar e gerenciar. As empresas já podem testar o Windows 11 hoje, na versão prévia, no Azure Virtual Desktop ou em disponibilidade geral experimentando o Windows 11 no novo Windows 365. 
windows 11
Nova interface do Windows 11 (imagem: divulgação Microsoft).

Mais funções para produtividade

O novo Windows também tem uma nova gama de aplicativos que a Microsoft garante aumentar a produtividade dos usuários. Trata-se do Snap Layouts, Snap Groups e Desktops, que chegam para oferecer uma maneira de realizar várias tarefas ao mesmo tempo.  

A empresa explicou que as novas funcionalidades auxiliam na organização de janelas e na otimização do espaço de tela, simplificando o layout. Com elas, também será possível criar áreas de trabalho para cada “tema”, como por exemplo, uma área exclusiva para games, outra para estudos e mais uma para o trabalho. 

Em breve, no site do Windows 11, será possível baixar um aplicativo para Verificação de Integridade do PC. Com ele, será possível descobrir se o seu computador atual é qualificado para a atualização gratuita do novo software. Lembrando que a oferta gratuita do novo Windows deve ser válida ao longo de 2022.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.