Microsoft apresenta o novo Windows

Ao longo do último ano, a pandemia do novo coronavírus trouxe profundas mudanças na forma em que as pessoas convivem, trabalham e estudam. Quase tudo começou a ser feito de forma digital e remota e essa nova realidade também ditou a forma como a Microsoft criou seu novo sistema operacional, o Windows 11, anunciado pela empresa na última semana por meio de seu blog. 

Realçando a responsabilidade em criar o sucessor do sistema operacional para computadores mais utilizado no mundo – dados da NetMarketShare apontam que o Windows 10 tinha 61,25% do mercado em 2020 – a Microsoft entende que seu software é utilizado tanto para fazer reuniões, aulas e trabalho, mas também para jogar com os amigos, assistir a programas e conectar pessoas. 

Por isso, talvez a maior mudança é a importância que o novo sistema dá ao Microsoft Teams. A empresa de Redmont reconhece que estamos começando a retornar à uma interação mais presencial, mas ainda acredita que a comunicação remota vai continuar sendo importante. 

O Windows 11 vai contar com uma nova forma de Chat com o Microsoft Teams integrada na Barra de Tarefas. O usuário poderá se conectar instantaneamente por texto, voz ou vídeo com seus contatos, independentemente da plataforma ou dispositivo que esteja usando, no Windows, Android ou iOS. Se o contato com quem está se comunicando não contar com o aplicativo do Teams, ainda será possível se conectar por meio de SMS bidirecional.

Novo recurso do Teams direto na Barra de Tarefas, permitindo a interação por chat, áudio e vídeo (imagem: divulgação Microsoft).

Integração com aplicativos do Android 

No entanto, a maior disrupção do Windows 11 é sua integração com aplicativos Android. A Microsoft garante que os usuários poderão baixar apps Android direto na Microsoft Store ou até na Amazon Appstore. Isso inclui aplicativos como o TikTok ou algo mais nixado, como o Khan Academy Kids para aprendizagem virtual. A Microsoft afirma que há mais informações sobre esta novidade guardada para os próximos meses. 

Além da integração com Android, a Microsoft Store também ganhou algumas mudanças, com um design novo e mantendo aplicativos próprios e de terceiros.  

Mudanças no layout da área de trabalho e foco na produtividade 

De cara, a principal mudança na área de trabalho é o Botão Iniciar, que agora está no centro da Barra de Tarefas. De acordo com a Microsoft, a mudança é uma forma de facilitar o acesso do usuário ao que ele busca. 

Além da mudança de lugar, o Botão Iniciar também vai ganhar novas funcionalidades. Recursos de nuvem e do Microsoft 365 foram integrados a ele para mostrar os arquivos acessados mais recentemente, incluindo o acesso de dispositivos diferentes ou de outras plataformas, como aparelhos Android ou iOS. 

O novo Windows também tem uma nova gama de aplicativos que a Microsoft garante aumentar a produtividade dos usuários. Trata-se do Snap Layouts, Snap Groups e Desktops, que chegam para oferecer uma maneira de realizar várias tarefas ao mesmo tempo. 

A empresa explicou que as novas funcionalidades auxiliam na organização de janelas e na otimização do espaço de tela, simplificando o layout. Com elas, também será possível criar áreas de trabalho para cada “tema”, como por exemplo, uma área exclusiva para games, outra para estudos e mais uma para o trabalho. 

E falando em games, o Windows 11 também chega com novidades para este segmento. O principal recurso é o DirectX 12 Ultimate, que promete otimizar os gráficos com altas taxas de quadros. A Microsoft também mostrou o DirectStorage, que diminuiu o tempo de carregamento, e o Auto HDR para uma gama mais ampla e vívida de cores. 

Disponibilidade do novo Windows 

O Windows 11 deverá estar disponível a partir do final deste ano. De acordo com a desenvolvedora, será fornecida uma atualização gratuita para computadores elegíveis que usam o Windows 10, assim como foi feito com seu antecessor. Já os PCs novos devem vir com ele de fábrica. 

Em breve, no site do Windows 11, será possível baixar um aplicativo para Verificação de Integridade do PC, para saber se o seu computador atual é qualificado para a atualização gratuita do novo software. Essa oferta deve ser válida ao longo de 2022.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.