WhatsApp vai virar um super app?

Com a nova função de pagamentos e a já usual conversa entre clientes e empresas, aplicativo está a um passo de se tornar um super app

O WhatsApp já tem cerca de 2 bilhões de usuários em 160 países no mundo e, no Brasil, estão 120 milhões deles. Quando a pandemia de covid-19 começou, em março do ano passado, o app cresceu 40% no País, segundo dados da Kantar. Mas isso parece não ser suficiente para a plataforma, que está próxima de virar um super app. 

Um super app é um aplicativo que não tem apenas uma função, mas oferece diversas funcionalidades e serviços dentro da plataforma, de maneira que o usuário não precise sair do app para realizar algumas tarefas rotineiras.

O CEO da Ubots e especialista em programação, Rafael Souza, explica que os super app permitem a troca de mensagens, além de efetuar pagamentos, comprar produtos, solicitar entregas, pedir um transporte ou delivery, entre outras funções. “Para que um app comum seja considerado super, é preciso que a plataforma ofereça todos esses serviços de forma fluída e intuitiva”, comenta.

LEIA MAIS: WhatsApp 2021: veja quais são as 3 novidades já anunciadas

Agora que o WhatsApp passou a permitir a transferência de pagamento dentro do aplicativo, esse passo para o super app está mais perto. Com a adesão do público à nova funcionalidade, pode ser que em breve a empresa decida incluir outras soluções efetivas para o dia a dia dos brasileiros dentro do app. 

Um concorrente similar ao WhatsApp que já é um super app é o WeChat, um aplicativo chinês. De acordo com Souza, ele é um ecossistema completo que reúne todos os serviços que uma pessoa precisa, desde reservar diárias de um hotel até efetuar transferências. Atualmente, o app tem cerca de 1,09 bilhão de usuários ativos por dia, a maioria na própria China. 

Evolução do WhatsApp

O WhatsApp evoluiu com o passar do tempo. Antes mesmo do WhatsApp Pay, o aplicativo já tinha apresentado o Business, uma versão do app que facilita a interação entre clientes e empresas. Através dela, já estava disponível um pequeno nível de automatização de mensagens que permitia uma comunicação com o cliente mesmo sem alguém para atendê-lo naquele momento. 

Mas é possível fazer mais. O WhatsApp Business permite mais interação automática a partir da integração de chatbots na plataforma. Os robozinhos que falam com pessoas através de respostas já programadas podem trazer um processo de compra ou serviço mais simplificado, efetuar pagamentos ou tirar dúvidas mais específicas dos clientes. 

No momento, as empresas podem se beneficiar de outras funcionalidades do chatbot dentro do WhatsApp, como: 

  • Agilidade no atendimento: o bot responde o cliente imediatamente, seguindo o atendimento com respostas em tempo real, sem deixá-lo esperando. 
  • Disponibilidade de horário: o chatbot funciona 24 horas por dia, sete dias por semana. Ou seja, o cliente não precisa aguardar para ser atendido em horário comercial. 
  • Volume de atendimento: o bot é capaz de lidar com um alto volume de solicitações, realizando atendimentos simultâneos, sem causar filas de espera. 
  • Resolução de demandas mais simples sem precisar do atendimento humano: muitas demandas podem ser realizadas pelo bot sem a necessidade de intervenção humana. 

O WhatsApp Pay e o fechamento do ciclo de compra

Para que a venda possa acontecer do início ao fim por meio do app, o WhatsApp anunciou a função Pay.  A funcionalidade, que já havia sido divulgada em 2020, não foi aprovada pelo Banco Central, na ocasião. No dia 4 de maio, a função de pagamento no aplicativo foi liberada para pessoas físicas, permitindo que os usuários transfiram dinheiro dentro da plataforma.  

Para pagar pelo app, é necessário usar um cartão de débito ou um pré-pago. Cartões de crédito ainda não aceitos na plataforma, a menos que ele também tenha a função débito. Cada transação poderá ser de até R$ 1 mil, com limite mensal de R$ 5 mil. Além disso, é possível realizar até 20 transações por dia. 

Por enquanto, a ferramenta ainda não está disponível para pessoas jurídicas, mas o WhatsApp citou que os pagamentos para empresas serão ativados no futuro. O que indica o passo para se tornar o super app, quando será possível completar todo o ciclo de compra dentro do aplicativo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.