WhatsApp SEM backup? Como vai ser?

As informações e arquivos dos usuários devem ser preservados de alguma forma

A plataforma de comunicação mais amplamente utilizada em todo o mundo, o WhatsApp, atraiu mais o carisma de seus devotados utilizadores em 2023. Ela incorporou uma variedade de funcionalidades e inovações após múltiplas atualizações do aplicativo.

Contudo, uma modificação de notável repercussão está sendo introduzida para os participantes do WhatsApp Beta e será gradualmente difundida para a totalidade dos usuários. Isso, provavelmente, acontecerá em um futuro próximo, prometendo não receber uma resposta particularmente positiva.

Backups ilimitados chegam ao fim ainda este ano

Em uma reviravolta surpreendente, o WhatsApp está descontinuando a prática de backups sem limites. Isso transformará de maneira significativa a forma como os utilizadores do Android salvam suas conversas e arquivos multimídia.

A partir de dezembro de 2023, esta alteração impactará diretamente a vivência dos usuários. Ademais, levantará dúvidas sobre os custos associados à preservação de suas recordações digitais.

O impacto da mudança na política do Google

Até o momento, os backups do WhatsApp não afetavam os preciosos 15 GB concedidos gratuitamente pelas contas do Google. Contudo, essa situação está à beira de uma transformação.

A partir de dezembro, os backups passarão a utilizar parte desse espaço, iniciando pelos participantes do WhatsApp Beta. Aos poucos, se expandirão progressivamente para todos os usuários do Android nos meses subsequentes.

Acordo beneficente chega ao fim

Esta reviravolta assinala o término de um acordo estabelecido em 2018 entre o Google e o WhatsApp. Previam-se, anteriormente, que os backups do WhatsApp não ocupassem espaço nas contas do Google. No entanto, com a nova política, essa isenção será anulada, enfatizando a necessidade de uma administração eficaz do espaço de armazenamento.

WhatsApp SEM backup? Como vai ser?
As informações e arquivos dos usuários devem ser preservados de alguma forma – Imagem: Canva

Gestão do espaço de armazenamento do WhatsApp

O WhatsApp manterá suas operações normais até que o limite de 15 GB seja alcançado. Diante desta iminente restrição, os usuários se verão confrontados com a urgência de administrar proativamente o espaço disponível.

A ferramenta de administração fornecida pelo Google será crucial nesse processo. Afinal, ela possibilitará a remoção de elementos não essenciais nos backups ou a avaliação da aquisição de espaço adicional por meio da subscrição do Google One, com valores oscilando de 50 a mais de 400 reais por mês.

O que os usuários do WhatsApp devem saber

Os backups do WhatsApp deixarão de ser ilimitados, demandando uma abordagem proativa por parte dos usuários. Se o espaço gratuito estiver esgotado, a obtenção de espaço adicional por meio do Google One será uma necessidade inevitável.

O mensageiro informará os usuários sobre essa alteração através de notificações na seção de Backup. Assim, concederá um aviso prévio de 30 dias antes da implementação da nova política.

Essa atualização destaca a importância de os usuários do WhatsApp para Android estarem cientes dessas mudanças iminentes e se prepararem adequadamente. A transição para uma era de backups limitados exigirá dos usuários uma abordagem proativa na administração de seus dados, assegurando a continuidade de uma experiência fluída no aplicativo de mensagens mais amplamente utilizado do mundo.

WhatsApp anuncia grande funcionalidade

O WhatsApp está constantemente inovando a forma como seus usuários se comunicam entre si. Há pouco, a Meta anunciou uma nova modalidade que substituirá as tradicionais ligações em grupo. Agora, será possível criar conversas de voz com até 33 pessoas, uma função semelhante às ligações, mas os usuários poderão escolher participar ou não da conversa.

Essa dinâmica assemelha-se aos servidores do Discord, onde balões de conversas em áudio serão exibidos. Dessa forma, os usuários que desejam participar podem clicar neles para entrar na conversa.

Caso não queiram, basta passar para a próxima mensagem, evitando assim notificações incômodas de chamadas em grupo. A funcionalidade está disponível nas versões Beta do WhatsApp e em breve será estendida para todos os usuários da plataforma.

Afinal, como ela funciona na prática?

Os usuários terão a capacidade de criar balões de conversa, que funcionarão como salas de bate-papo. Quem ingressar nessas salas poderá participar de uma ligação de voz, mas de maneira diferente de uma chamada de grupo convencional, pois terá a opção de escolher entrar ou não, semelhante ao que ocorre nos servidores do Discord.

A nova funcionalidade permitirá que os usuários participem de várias conversas simultaneamente, de acordo com seus interesses e temas de preferência. Isso contribuirá para aumentar a interação entre os usuários, promovendo ainda mais o engajamento dentro do WhatsApp.

Embora não haja uma data específica para a introdução dessa funcionalidade no WhatsApp, indicações apontam que, se aprovada, ela estará disponível para usuários do Android e iOS até o primeiro bimestre de 2024. Vale ressaltar que nos últimos meses, o WhatsApp realizou investimentos significativos em personalização e na experiência do usuário, inclusive incorporando ferramentas e extensões de terceiros.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.