WhatsApp: Nova função limita o encaminhamento simultâneo de mensagens

O novo recurso permitirá que o conteúdo seja repassado ainda para até cinco contatos, mas, com no máximo um grupo em meio aos destinatários.

O envio simultâneo de mensagens que já foram encaminhadas será limitado, de acordo com o WhatsApp. Até o momento, é possível enviar um mesmo conteúdo para até cinco contatos ao mesmo tempo, podendo ser cinco grupos ou variados.

O novo recurso permitirá que o conteúdo seja repassado ainda para até cinco contatos, mas, com no máximo um grupo em meio aos destinatários. Embora tenha surgido essa limitação nas mensagens, a nova ferramenta não impossibilita os envios de arquivos quantas vezes desejar.

Motivos para as restrições

Conforme a Meta, empresa responsável pelo aplicativo, a nova função visa reduzir a disseminação de fake news na plataforma. Além disso, a limitação dos encaminhamentos está vinculada a mais nova funcionalidade do mensageiro, as Comunidades, que serão lançadas em breve.

Em suma, ela permitirá que os usuários incluídos em grupos façam uma subdivisão em comunidades. Essa opção será bastante interessante para separar grupos menores dentro um grupo maior. Nas comunidades os administradores poderão enviar mensagens simultâneas para mais pessoas.

Contudo, segundo o antigo Facebook, a opção de comunidades já está sendo testadas por todas as versões beta do WhatsApp globalmente e logo será lançada na versão estável no Brasil.

Nova versão do WhatsApp está deixando alguns usuários insatisfeitos

O WhatsApp disponibiliza uma versão Web para que os usuários possam acessar suas contas pelo computador. Embora muitas vezes a opção facilita a vida das pessoas, nem sempre o sistema funciona da forma esperada.

No início do mês de abril, muitos usuários reclamaram em suas contas do Twitter que o mensageiro para navegador estava lento, mesmo após as mensagens aparecerem o histórico do que foi enviado antes no celular não constava.

Segundo a empresa, os problemas estão relacionados ao novo recurso que permite a conexão simultânea de uma mesma conta em até quatro dispositivos. A ferramenta tem sido implementada aos poucos desde o ano passado, mas esse processo tem impactado os usuários

Como o WhatsApp Web funciona

Antes do novo recurso, o celular funcionava como o dispositivo principal para que fosse possível acessar as mensagens pelo computador. Era como se o dispositivo móvel só “espelhava” o conteúdo.

Todavia, agora, é preciso apenas sincronizar os dados do celular com o histórico de mensagens para outros dispositivos. Assim, é possível acessar as informações sem precisar do smartphone.

“Quando um dispositivo complementar [computador] é vinculado, o dispositivo principal [celular] criptografa um pacote de mensagens de conversas recentes e as transfere para o dispositivo recém-vinculado”, explicou a plataforma.

Em suma, é como se o novo dispositivo recebesse uma “chave de acesso” para baixar, descriptografar e armazenar as informações que estão no celular. Assim, após o processamento, o computador apaga essa chave, mas continua conectado ao histórico de mensagens.

“Outros dados exigem mais do que uma transferência inicial a partir do telefone”, explica a empresa em seu site, sem detalhar quais dados são esses.

Contudo, é importante frisar que o mensageiro utiliza o método de sincronização, usado quando uma atualização é feita pelo celular, como quando um novo contato é adicionado, uma conversa é silenciada ou uma mensagem é marcada como favorita, além de disponibilizar a opção de figurinhas ou adesivos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.