WhatsApp deixa de funcionar em celulares com versões antigas do Android

Nesta segunda-feira (1º) o WhatsApp tornou seu aplicativo incompatível com celulares que possuem Android 4.0.4 e versões mais antigas do sistema operacional no Brasil. Sendo assim, usuários que possuírem essa versão ou anteriores do Android, devem atualizar o sistema operacional ou trocar de aparelho para seguir com o aplicativo de mensagens.

No site do aplicativo, constou um alerta sobre o fim da compatibilidade do aplicativo com celulares antigos ou que possuam Android de versões mais antigas. “A partir do dia 1º de novembro de 2021, o WhatsApp não será mais compatível com aparelhos Android com o sistema operacional 4.0.4 e versões anteriores”, segundo o aviso.

Com a nova atualizações, o WhatsApp só estará disponível para funcionamento nos seguintes aparelhos:

  • Celulares com Android 4.1 e mais recentes

  • iPhones com iOS 10 e mais recentes

  • Alguns modelos com KaiOS 2.5.1 e mais recentes

Sendo assim, para poder utilizar o WhatsApp, é necessário que usuários atualizem suas versões do Android. Versões anteriores do sistema operacional Android costumam não ser mais compatíveis com aplicativos mais novos e, dessa vez, foi o WhatsApp que tornou suas versões mais atualizadas.

Atualizações novas do WhatsApp e incompatibilidade com anteriores

O WhatsApp informou o lado do aplicativo sobre as medidas tomadas. Segundo o aplicativo, a maneira como as pessoas usam os dispositivos muda constantemente e, por isso, revisa modelos de hardware e software antigos para retirar o suporte para sistemas com menos usuários.

“É uma prática padrão para empresas de tecnologia não manter o suporte para modelos de hardware e software mais antigos e cada vez menores, por tempo indeterminado, a fim de usar esses recursos para oferecer suporte a sistemas operacionais novos e em crescimento”, disse o aplicativo de mensagens.

O Android 4.0.4 foi lançado pelo Google em dezembro de 2011, para os celulares da época e é conhecido como versão Ice Cream Sandwich. Após o lançamento desse sistema operacional, veio a versão 4.1 (Jelly Bean), lançada em julho de 2012. Já hoje em dia, a versão mais recente é do Android 12.

Como saber a versão do Android do celular

Por conta de mudanças no layout de cada modelo de celular, os passos para descobrir a versão do Android podem ser diferentes em cada modelo, dependendo da marca do celular. Sendo assim, dependendo da marca o processo pode ser diferente, mas a seguir existem alguns passos:

Samsung

  • Abra as “Configurações”;

  • Clique em “Sobre o telefone”;

  • Clique em “Informações do software”;

  • Busque por “Versão Android”.

Motorola

  • Abra as “Configurações”;

  • Clique em “Sistema”;

  • Clique em “Sobre o dispositivo”;

  • Busque por “Versão do Android”.

Como saber a versão do iOS

  • Abra o menu “Ajustes”;

  • Clique em “Geral”;

  • Clique em “Sobre”.

Nova atualização do WhatsApp já mostra novo nome do Facebook

Na semana passada, a empresa Facebook passou a se chamar Meta. Nesse contexto, a companhia terá que atualizar sua presença em todos os aplicativos do ecossistema. Sendo assim, na nova atualização lançada pelo WhatsApp, a firma de Mark Zuckerberg já exibe o novo nome da empresa.

O WhatsApp continua com o mesmo nome, mas na tela que ilustra a inicialização do app, agora é exibido o logo da Meta na parte de baixo. Desse modo, a identidade da empresa-mãe do aplicativo passou a ser “from Meta”, no lugar de “from Facebook”.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.