Whatsapp: como o aplicativo pode ajudar no ensino à distância

A tecnologia proporciona aos usuários diversas vantagens

O Whatsapp, aplicativo de mensagens eletrônicas, revolucionou o modo como as pessoas interagem em todo o mundo. A princípio era uma ferramenta de mensagens de texto, que se modernizou e passou a ter um papel fundamental tanto na vida pessoal, quanto na profissional de seus usuários.

Atualmente, a ferramenta do grupo Meta, também tem aberto as portas do ensino à distância, visto que são simples de se utilizar e podem permitir acesso a diferentes tipos de conteúdos em qualquer lugar, a qualquer momento. Dessa forma, houve um crescimento no investimento de empresas do setor para cursos utilizando o app.

Com a crise da pandemia d covid-19, houve um aumento exponencial nos cursos à distância de todo o país. Algumas plataformas de aprendizagem apareceram, oferecendo diversas oportunidades para pessoas que buscam um desenvolvimento pessoal e profissional em todo o país.

São os chamados cursos EADs que oferecem todo o tipo de requalificação, através de conteúdos técnicos e especializados. Dessa maneira, há uma tendência mercadológica na procura por utilizar ferramentas de fácil acesso, como o Whatsapp, no intuito de oferecer o ensino a distância para aparelhos celulares.

Aplicativo Whatsapp

O app de conversação tem sido considerado uma ferramenta profícua que pode auxiliar na democratização do ensino à distância em todo o país. Através da ferramenta Whatsapp, é possível ao estudante, ter acesso a conteúdos de capacitação profissional, de forma facilitada, ágil e prática.

O aplicativo é um grande sucesso, são cerca de 165 milhões de usuários ativos em todo o país. Vale observar que este número apresenta uma tendência de alta nos últimos tempos. De certa forma, o profissional a utilizar a ferramenta tem vários benefícios como uma maior autonomia e dinamismo no aprendizado.

Através do celular as pessoas têm a oportunidade de estudar em qualquer lugar, de uma maneira fácil, suave, como por exemplo, uma língua estrangeira, ou um conteúdo técnico. Por essa razão, há uma tendência do mercado de investir cada vez mais na tecnologia, oferecendo uma grande variedade de cursos.

Vantagens para as empresas de EAD

Um dos grandes motivos para que as empresas apostem na utilização do Whatsapp como plataforma de ensino é a sua popularidade. O app é a rede social mais utilizada no país, fazendo parte do dia a dia da população brasileira de uma maneira pessoal e profissional em diversos aspectos.

O whatsapp também já é bastante conhecido, visto que todos sabem as suas funcionalidades, facilitando a utilização da ferramenta para o aprendizado. Com sua tecnologia é possível oferecer uma grande variedade de cursos sem maiores complicações, de forma ágil, principalmente na resolução de exercícios e na leitura de textos.

Analogamente, o app tem uma fácil acessibilidade, sendo que é possível utilizá-lo em qualquer local, a qualquer momento. Desse modo há uma maior autonomia em sua utilização, sendo que o usuário poderá acessar os cursos oferecidos pela empresa de ensino à distância na hora que achar mais conveniente.

Outro ponto positivo na utilização do aplicativo para a realização de cursos à distância é a de que a ferramenta apresenta uma grande diversidade de recursos midiáticos, como textos, vídeos, áudios, imagens, facilitando o acesso a todo o conteúdo a ser estudado pelo usuário.

Cursos online

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) abriu alguns cursos EAD online que podem ser acessados através do aplicativo Whatsapp. Através deles o estudante consegue se capacitar e desenvolver seu negócio. São várias as oportunidades disponíveis para quem utiliza a ferramenta.

Entre os cursos oferecidos pelo Sebrae podemos destacar o: Avaliando as vendas de seu negócio, Conhecendo e valorizando seu cliente, Planeje suas metas e resultados.  Além deles a istituição oferece o Acesso ao crédito, controle da movimentação financeira, e muito mais. Alguns são ideais para microempreendedores individuais (MEIs).

Utilização do aplicativo

O aplicativo Whatsapp, é uma ferramenta gratuita que pode auxiliar no desenvolvimento profissional do trabalhador através dos cursos oferecidos pela plataforma. Dessa maneira, é possível conseguir uma especialização utilizando apenas o seu aparelho celular e uma conexão com a internet.

Em conclusão, as empresas e instituições que trabalham com o ensino à distância (EAD), devem ficar atentas à utilização desta tecnologia, a fim de conquistar mais clientes e oferecer um conteúdo diferenciado. Pode-se aproveitar seu grande sucesso, conquistando um maior número de usuários e clientes. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.