Volta às aulas em São Paulo será definida até 20 de setembro

De acordo com o secretário municipal de educação de São Paulo (SP), Bruno Caetano, a decisão para a volta às aulas será tomada até 20 de setembro.

A previsão para o retorno das aulas presenciais no Estado é dia 7 de outubro. Contudo, com a autonomia das prefeituras, as aulas na capital dependem do aval do prefeito Bruno Covas.

Assim, em entrevista à CNN Brasil, o secretário municipal afirmou que, segundo o prefeito, “provavelmente até 20 de setembro teremos uma definição sobre a volta às aulas na cidade de São Paulo”.

A decisão por manter a data de retorno depende dos resultados da última fase do inquérito sorológico feito com os alunos da rede municipal. O inquérito está na terceira fase: “Teremos a terceira já na próxima semana e essa terceira vamos pesquisar também a abrangência do vírus nos alunos da rede pública estadual e particular”, afirmou Bruno Caetano.

O secretário explicou ainda que o prazo estipulado para o retorno presencial considera o processo de preparação das escolas. Assim, afirmou que há preocupação com o acolhimento dos profissionais e dos alunos. Desse modo, caso as aulas retornem no dia 7 de outubro, os professores devem retornar 10 dias antes para iniciar o trabalho de acolhimento.

Retomada gradual

Além disso, o retorno deve ser gradual. Desse modo, apenas 35% dos alunos poderão voltar às aulas na primeira etapa do plano de reabertura. A prefeitura fez a escolha pedagógica de priorizar os anos finais de cada ciclo.

O secretário explicou que a prefeitura têm três ciclos, são eles: do 1º ao 3º, do 4º ao 6 e do 7º ao 9º ano. Desse modo, na primeira fase devem retornar os alunos do terceiro, do sexto e do nono ano. Os demais estudantes seguirão em casa acompanhando o ensino de maneira remota.

A escolha pelos alunos do último ano de cada ciclo se explica pela necessidade de mais tempo de aula presencial para recuperar a aprendizagem, já que em 2021, esses alunos vão para um novo ciclo.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui seu comentário!

Clique aqui para ver mais sobre a área da Educação.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.