5 conselhos para adultos que querem retomar os estudos

Quando a 'idade chega' é difícil pensar em recomeçar a estudar. Mas há muitas vantagens em fazer isso. Confira dicas!

Muitas pessoas precisam parar seus estudos por inúmeros motivos. Algumas não terminam o ensino básico e podem retomar se inscrevendo no EJA (Educação de Jovens e Adultos). Outras concluem o ensino médio, mas param de se qualificar assim que entram no mercado de trabalho.

Você se encaixa em algum desses casos? Saiba que nunca é tarde para voltar a estudar.

Elencamos cinco bons conselhos para quem deseja começar uma faculdade, estudar para concursos ou voltar para a educação básica mesmo depois de muito tempo sem pegar nos livros. Conheça!

1 – Estabeleça uma meta para seus estudos

Traçar uma meta é extremamente importante para adultos que desejam voltar a estudar. Afinal, o que você deseja ao decidir fazer isso? Onde quer chegar?

Ou seja, entenda qual é a sua motivação para retomar os estudos: melhorar os conhecimentos, reforçar a alfabetização, ter o diploma para iniciar uma faculdade, conseguir empregos melhores, salários mais vantajosos. Enfim, pense naquilo que te move e que vai te impulsionar até a conclusão desse objetivo.

Leia também: Estudar com foco no aprendizado e não na aprovação é mais vantajoso, conclui pesquisa

2 – Faça contas

Uma das maiores razões para que adultos não continuem a estudar é a falta de condições financeiras. Ainda que existam universidades e escolas públicas, essa retomada para adultos envolve muitos outros tópicos.

Você também pode gostar:

Será preciso ter dinheiro para o transporte, materiais e também encontrar um emprego que não atrapalhe a rotina de estudante. Dessa forma, fazer contas é essencial para saber se isso não vai fazer você desistir no meio do caminho.

3 – Equilibre sua rotina

Adultos têm inúmeras obrigações, não é mesmo? Trabalho, às vezes em mais de um lugar, cuidados com a família, contas para pagar, etc. Por isso, organizar a rotina surge como um passo importante antes de decidir voltar a estudar.

Não é nada fácil conciliar estudos com uma rotina profissional, filhos, casa, entre tantos outros afazeres. Saiba de antemão que o dia a dia precisará de sua dedicação. Trabalhos, provas, aulas não costumam perdoar ninguém. Uma dica é se planejar bem para conseguir equilibrar a vida em todos os âmbitos.

Caso seja muito difícil organizar a rotina para estudar presencialmente, pense na formação a distância, super em alta atualmente e oferecida por inúmeras instituições.

Leia também: Soluções para conciliar estudos com trabalho e família

4 – Mantenha o foco dos estudos

Disciplina e foco devem acontecer logo após a motivação. Isto é, depois do ‘calor do momento’ é comum que a pessoa se desanime ou até pense em desistir – pois, conforme falamos, não costuma ser algo fácil.

Sendo assim, não se esqueça das suas metas, se organize melhor caso esteja se perdendo na rotina e vá até o fim, caso consiga.

5 – Peça apoio da família

Retomar qualquer fase da educação é uma decisão muito marcante na vida de qualquer pessoa adulta. Principalmente se ela precisou parar de estudar por motivos familiares. Há sempre uma cobrança envolvida, até mesmo do próprio estudante.

Portanto, mantenha um diálogo aberto com seus familiares, explique sua vontade de voltar às aulas, quais são os seus objetivos e que precisará do apoio deles para conseguir atingi-los.


E então, gostou das dicas para retomar os estudos?

Não deixe de ler outro artigo sobre o tema: Graduação depois dos 40: Razões para retomar os estudos independente da idade

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.