Você toma as suas próprias decisões?

Será que você toma as suas próprias decisões? Você já parou para pensar sobre isso? Afinal, esse tipo de autoanálise é fundamental para garantir mais qualidade de vida e bem-estar. Especialmente nos dias atuais, onde vemos tantas respostas prontas e tantos conteúdos de “auto-ajuda” que não focam na autonomia do sujeito, mas sim, prometem entregar soluções mágicas para os problemas da vida cotidiana.

Dessa maneira, muita gente tem ancorado as suas decisões pessoais no outro. E isso, no médio e longo prazo, pode ser catastrófico. Afinal, hoje você decide se pautando na dica alheia, e amanhã percebe que tal decisão tinha mais a ver com o perfil do outro, do que com o seu.

Por isso, se você quer ser uma pessoa mais independente e autônoma, leia este conteúdo até o fim e reflita com a gente. 🙂

Você toma as suas próprias decisões?

Pense sobre a última vez que você tomou uma decisão importante. Agora, analise até que ponto foi você quem tomou a decisão final, ou outra pessoa sugeriu que você fizesse algo. Em seguida, analise a decisão anterior a essa. Depois, a anterior a anterior. E assim por diante.

Com essa análise você começará a mapear em quais momentos você apenas “se deixou levar”, ou realmente analisou ativamente sobre a sua decisão.

É claro que se uma pessoa concorda com a sua decisão, não quer dizer que você não a tomou sozinho. Mas sim, estamos querendo que você analise o que você verdadeiramente analisou sobre as opções, antes de decidir. E, caso você tenha analisado algo, mas seguido outro caminho por imposição alheia, considere o nosso questionamento inicial: Você toma as suas próprias decisões?

Como ser uma pessoa mais autônoma?

Você constatou que não tem tomado as suas próprias decisões? Não se desespere! Isso é mais comum do que parece. Porém, é hora de agir. A seguir, você encontra algumas dicas que podem lhe ajudar a desenvolver a sua autonomia. Veja:

Pratique o autoconhecimento e conheça suas habilidades

O autoconhecimento pode lhe ajudar a conhecer o que você gosta e não gosta; seus pontos fortes e fracos; suas qualidades e defeitos; suas habilidades e dificuldades; e assim por diante. Com esse conhecimento de si, fica muito mais fácil tomar decisões difíceis, pois você poderá ponderar, sozinho, sobre as consequências.

Aprenda coisas novas e experimente algo todos os dias

Experimente algo novo, todos os dias. Isso irá fortalecer a sua autoconfiança e fará com que você experimente novos caminhos e possibilidades. Logo, conseguirá se sentir mais seguro na hora de tomar uma decisão sozinho, pois já terá vivido muitas situações diferenciadas.

Reflita e analise as suas decisões sozinho

Você toma as suas próprias decisões? Não? Então comece a analisar e refletir sobre as suas decisões, sozinho. Comece pelas mais simples, como o prato do seu almoço, ou a roupa que você vai usar em uma festa.

Aos poucos, vá aumentando o nível de dificuldade, sem buscar suporte alheio para a escolha. Assim, pouco a pouco você vai desenvolvendo a sua autonomia e consegue tomar decisões sozinho com mais coesão. Permita-se crescer!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.