Como ser uma pessoa disciplinada? Veja algumas dicas

Ser uma pessoa disciplinada deixou de ser algo exclusivo de quem gosta de organização. Hoje, a disciplina é requerida em qualquer vaga de emprego ou qualquer faculdade, afinal, tudo depende de nós, quando o assunto é melhorar o nosso desempenho e atingir bons resultados.

Todavia, para algumas pessoas a autodisciplina pode ser um desafio e tanto. Como organizar a rotina? Por onde começar? Essas dúvidas aparecem de maneira recorrente no dia a dia de muita gente.

Portanto, é justamente por conta desses questionamentos que elaboramos este conteúdo. Acompanhe-nos e entenda.

Como ser uma pessoa disciplinada?

Para ser uma pessoa disciplinada é preciso estar disposto a mudar, a cada dia, um pouco mais. Isto é, você não precisa ser uma pessoa super regrada, da noite para o dia. Até porque, especialmente se você for desorganizado, isso pode ser praticamente impossível.

Portanto, tenha em mente que o processo de desenvolvimento, nesse sentido, é contínuo, e pode acontecer no médio e longo prazo.

Dito isso, veja agora algumas ideias que podem lhe ajudar a melhorar a sua autodisciplina:

1- Tenha sempre uma margem de erro em sua agenda

Muitas pessoas acham que ser organizado é o mesmo que ter a agenda cheia, com um check-list que começa pela manhã e termina apenas no fim do dia. Mas isso é uma inverdade.

Para você ser uma pessoa disciplinada é preciso estabelecer uma margem de erro na sua agenda. Isto é, deixe brechas para possíveis contratempos, pois dessa forma, se um imprevisto surgir, você não compromete o seu dia inteiro.

2- Faça lista de tarefas e inicie executando as mais difíceis ou que você não gosta

Ter uma lista de tarefas é fundamental. Sabemos que você já deve estar cansado de receber essa dica, mas acontece que quando o assunto é ser uma pessoa disciplinada, não existe muito segredo.

Você precisa saber quais são as suas obrigações durante determinado dia, semana e mês, para assim executar o que é mais difícil, demorado ou que você não gosta, primeiro.

Com isso, você “tira do caminho” aquelas tarefas que podem estar fazendo com que você procrastine.

3- Delegue o que “rouba” o seu tempo

Algumas ações têm roubado o seu tempo? Você não se sente tão qualificado para determinada tarefa? Pense sobre a possibilidade de delegar funções. Isso pode ajudar você a ser uma pessoa disciplinada, focando no que realmente faz diferença na sua rotina.

4- Seja fiel ao seu plano de trabalho ou de estudo

Se você fez um plano de estudo ou de trabalho, seja fiel a ele. Lembre-se de que ao descumprir uma tarefa, você está sabotando todas as demais. E isso faz com que você não consiga ser uma pessoa disciplinada. Portanto, foque na sua lista de prioridades e sempre “se policie” caso acabe perdendo o foco durante o dia.

5- Elimine as suas distrações e separe um tempo para tarefas “vazias”

Eliminar as distrações também é importante. E sabe como você pode fazer isso? Reservando um tempo só para elas.

Tire um momento de folga para olhar as redes sociais e “perder tempo” com tarefas que, no longo prazo, não agregam em nada. Assim você não sobrecarrega a sua mente com trabalho, e consegue estabelecer uma rotina que considere essas atividades “vazias”, porém, prazerosas.

Invista no seu autodesenvolvimento e seja uma pessoa mais organizada e disciplinada! Boa sorte!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.