Você se sente esgotado?

Você se sente esgotado? A sua rotina parece sobrecarregada demais? Em algumas circunstâncias é difícil, inclusive, colocar em palavras tudo o que você tem sentido?

A verdade é que a exaustão mental e emocional pode ocasionar essas sensações. E ainda: ela tende a ser mais comum do que imaginamos. Por isso, trouxemos algumas considerações e recomendações acerca do que pode ser feito nesses casos. Esperamos lhe ajudar. Confira!

Você se sente esgotado? Cuide de você!

Antes de qualquer coisa, responda à pergunta: você se sente esgotado? Como você tem se sentido nos últimos dias? Bem, se a sua resposta for “sim, eu estou esgotado”, sinta-se acolhido por nós. Queremos que você encontre aqui ao menos algumas reflexões que possam, de alguma forma, lhe ajudar. Boa sorte!

1. Invista na psicoterapia

A psicoterapia é muito importante em situações nas quais nos sentimos esgotados. Por meio dela nós podemos expressar nossas dores, cansaços, medos e até raivas. Conseguimos, aos poucos, colocar as emoções e sentimentos em palavras, buscando formas de elaborá-los e desenvolvê-los de uma maneira sadia.

Com a conversa entre você e o psicólogo será possível compreender melhor as sensações que têm feito parte da sua rotina. Além disso, o profissional, que é preparado para essas situações, poderá oferecer intervenções e suportes pertinentes ao seu caso.

Portanto, se você se sente esgotado, considere a possibilidade de buscar ajuda profissional para lidar com isso. Um psicólogo pode ajudar você!

2. Desacelere a sua rotina

Cuidado com os excessos que estão sobrecarregando a sua rotina. A gente sabe que muita coisa precisa ser feita ao longo do dia. Porém, é importante ter em mente a possibilidade de delegar algumas atividades, a fim de garantir um dia a dia mais sadio.

Afinal, todo excesso pode ser prejudicial para a saúde. E por mais que tenhamos a capacidade de fazer muitas coisas em um mesmo dia, esses excessos, no médio e longo prazo, podem resultar na exaustão. Pense nisso.

3. Respeite os seus limites e diga “não”

Se você se sente esgotado frequentemente, considere analisar até que ponto você tem respeitado os seus limites. Será que você não está dizendo muito “sim” para os pedidos alheios, a ponto de sobrecarregar o seu dia para agradar quem está à sua volta? Pense sobre isso.

E, ah! Essa reflexão vale também para a infinidade de “sins” que são ditos ao chefe, ok?

4. Fuja dos padrões de perfeição

Não existe nada neste mundo que possa ser considerado como algo perfeito. Então por que tentar atingir padrões irreais? Por que querer ser sempre perfeito em tudo o que você faz? Isso é impossível. Logo, fuja desses padrões, pois eles podem ser um dos motivos pelos quais você se sente esgotado.

5. Aceite-se

Aceite quem você é. Aceite suas imperfeições e entenda que você possui muitas qualidades. Querer correr atrás de coisas muito irreais pode diminuir a nossa autoestima e impedir que o amor-próprio se instaure. Pense nisso e comece a cuidar mais de quem você realmente é. A aceitação pode ajudar a lidar com o sentimento de exaustão.

Busque a ajuda profissional e boa sorte!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.