Você Sabia que o CHÁ DE ORÉGANO pode trazer benefícios para sua SAÚDE?

O chá de orégano é um verdadeiro tesouro de benefícios para a saúde

O chá de orégano não é apenas uma bebida aromática, mas também uma fonte maravilhosa de inúmeros benefícios para a saúde. Este artigo se aprofundará no universo deste chá, desvendando suas propriedades medicinais, benefícios e como você pode incorporá-lo em sua rotina diária.

Propriedades Medicinais: O Que a Ciência Diz

Embora a pesquisa em humanos seja escassa, estudos de laboratório e experiências empíricas sugerem que o orégano possui propriedades medicinais significativas.

Antioxidantes Poderosos

O orégano contém compostos químicos, como flavonóides e ácidos fenólicos, que possuem uma reconhecida ação antioxidante. Eles ajudam a combater os efeitos nocivos dos radicais livres, que causam estresse oxidativo e podem acelerar o envelhecimento celular e aumentar o risco de várias doenças.

Ação Anti-inflamatória

Os mesmos compostos que conferem ao orégano suas propriedades antioxidantes também são conhecidos por sua ação anti-inflamatória. Isso tem levado os pesquisadores a sugerir que o chá de orégano pode ajudar a aliviar condições como tosse seca, dores nas articulações e irritações na pele.

Efeitos Antibacterianos e Antivirais

O orégano contém óleos essenciais que podem inibir a multiplicação de microrganismos, como bactérias e vírus. Uma pesquisa humana de 2011 mostrou que uma pomada contendo extrato de orégano reduziu o risco de infecção cirúrgica em uma ferida ao diminuir a contaminação bacteriana.

Benefícios do Chá de Orégano para a Saúde

O consumo regular de chá de orégano oferece uma série de benefícios para a saúde. Alguns dos benefícios mais notáveis são:

1. Prevenção do Câncer

Os antioxidantes presentes no orégano, como o carvacrol e o timol, podem ajudar a neutralizar os radicais livres que se formam em excesso no corpo, reduzindo o dano celular e prevenindo o crescimento de células cancerígenas.

2. Redução do Colesterol

O chá de orégano pode ajudar a diminuir os níveis de colesterol “ruim” (LDL), graças à presença de compostos antioxidantes, como flavonoides, timol e carvacrol.

3. Melhoria da Digestão

O orégano é um excelente antiespasmódico e estimula a produção de sucos gastrointestinais, o que ajuda na digestão. Ele é uma ótima opção para melhorar condições como dispepsia, flatulência, espasmos e cólicas intestinais.

4. Ajuda na Eliminação de Secreções Respiratórias

O orégano, quando consumido na forma de chá ou xarope caseiro, pode aumentar a produção de secreções pulmonares, o que o torna um bom alimento com ação expectorante.

5. Alívio das Dores Musculares

Graças às suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, o orégano pode ajudar a relaxar os músculos e a diminuir algumas dores, como torcicolo e lombalgia.

6. Controle do Diabetes

O consumo diário de orégano tem um efeito antidiabético, pois é capaz de bloquear algumas enzimas que atuam no metabolismo da glicose, promovendo o equilíbrio do açúcar no sangue.

7. Prevenção do Envelhecimento Precoce

O consumo diário de orégano pode prevenir o envelhecimento precoce, pois é rico em compostos antioxidantes, como os flavonoides e a vitamina C, que ajudam a neutralizar os radicais livres em excesso.

8. Auxílio na Perda de Peso

Os componentes anti-inflamatórios e antioxidantes do orégano promovem a diminuição da inflamação e das gorduras do corpo, sendo um alimento muito útil para ser utilizado em dietas de emagrecimento.

9. Combate a Vírus, Bactérias e Fungos

O orégano possui propriedades que ajudam a tratar algumas infecções, como gripes, infecções urinárias, herpes e candidíase, já que seus compostos, como o carvacrol, diminuem a atividade dos microrganismos que causam essas infecções.

chá de orégano
Além de ser utilizado na cozinha, existem outras formas de aproveitar as propriedades do orégano para melhorar a saúde. Imagem: Getty Images

Informação Nutricional do Orégano

A tabela a seguir indica a informação nutricional de 100 gramas de folhas frescas de orégano:

ComposiçãoOrégano seco (100 gramas)Orégano seco (1 colher de sopa = 2 gramas)
Energia346 calorias6,92 calorias
Proteínas11 g0,22 g
Gordura2 g0,04 g
Carboidratos49,5 g0,99 g
Vitamina A690 mcg13,8 mcg
Vitamina B10,34 mgTraços
Vitamina B20,32 mgTraços
Vitamina B36,2 mg0,12 mg
Vitamina B61,12 mg0,02 mg
Vitamina C50 mg1 mg
Sódio15 mg0,3 mg
Potássio15 mg0,3 mg
Cálcio1580 mg31,6 mg
Fósforo200 mg4 mg
Magnésio120 mg2,4 mg
Ferro44 mg0,88 mg
Zinco4,4 mg0,08 mg

Para obter os benefícios do orégano, é importante que ele faça parte de uma alimentação equilibrada e saudável, além de ser fundamental a prática regular de atividade física.

Como Consumir o Chá de Orégano

O orégano pode ser consumido através do uso das folhas frescas ou desidratadas, e é facilmente cultivado em pequenos jarros em casa. As folhas secas devem ser substituídas a cada 3 meses, pois elas perdem o aroma e o sabor com o tempo.

Além de ser utilizado na cozinha, outras formas de aproveitar as propriedades do orégano para melhorar a saúde incluem:

1. Chá de Orégano

Uma forma muito popular de consumir essa erva aromática para obter seus benefícios é fazendo o chá de orégano.

Ingredientes:

  • 1 colher (de sopa) de orégano seco;
  • 1 xícara de água fervente

Modo de Preparo:

Colocar o orégano na xícara de água fervente e deixar repousar entre 5 a 10 minutos. Depois coar, deixar amornar e beber 2 a 3 vezes por dia.

2. Xarope de Orégano

Este xarope atua como expectorante, ajudando a eliminar as secreções pulmonares e, assim, aliviar a tosse.

3. Óleo Essencial de Orégano

O óleo essencial de orégano pode ser aplicado na pele, usado para fazer inalações ou ser ingerido em forma de cápsulas.

4. Vapor de Orégano

O vapor de orégano ajuda a dissolver as secreções pulmonares e a melhorar as doenças respiratórias.

Assim, o chá de orégano é um verdadeiro tesouro de benefícios para a saúde. Se você ainda não o experimentou, considere adicioná-lo à sua rotina diária para uma vida mais saudável e equilibrada.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.