Você critica demais as outras pessoas?

Já parou para pensar se você critica demais as outras pessoas? Afinal, sempre pensamos em como receber e lidar com feedbacks negativos, mas nem sempre nos damos conta de que nós mesmos podemos ser aqueles que propagam críticas destrutivas, de forma recorrente.

Por isso, neste texto nós unimos alguns questionamentos que podem ajudar você a fazer esta autoanálise. Acompanhe!

Será que você critica demais as outras pessoas?

Antes de ficar chateado ao receber um feedback negativo, comece a analisar se você critica demais as outras pessoas. Isso porque ninguém gosta de se relacionar com pessoas extremamente negativas, e isso pode estar impactando, inclusive, os seus relacionamentos e sua vida profissional.

Com isso em mente, mergulhe nos questionamentos abaixo e comece a pensar sobre o assunto:

1. As pessoas buscam a sua opinião?

Analise esse cenário: Quando uma pessoa toma uma decisão ou começa um projeto novo, ela vem pedir a sua opinião? Ou simplesmente só conta para você o que você mesmo pergunta? Pense sobre isso!

Se você for uma pessoa que critica demais, tem altas chances de ser aquele indivíduo constantemente excluído das novidades do grupo de amigos. Afinal, eles sabem que você irá apontar as coisas ruins da situação…

2. Você é uma pessoa que só enxerga defeito?

Quando você analisa qualquer situação, você é aquele tipo de pessoa que enxerga defeito em tudo? Ou sabe enxergar os pontos positivos?

Aqui, é fundamental que você seja sincero consigo mesmo. Isso porque se quer saber se você critica demais as outras pessoas, pense sobre as últimas vezes que você opinou sobre algo de alguém: você enxergou defeito? Qualidade? Quantos defeitos e quantas qualidades?

Esse mapeamento vai lhe ajudar a ter uma visão maior de si.

3. Você acredita que só o seu trabalho é 100%?

Você apresenta certa dificuldade para delegar tarefas e crê que apenas o seu trabalho é 100%? Bem, esse pode ser mais um sinal de que você critica demais as outras pessoas!

Uma pessoa que critica tudo e que só enxerga defeitos, tendencialmente tentará fazer tudo sozinho, pois crê ser o único “detentor de todo conhecimento necessário”.

Porém, esse comportamento é narcisista e pode fazer, ainda, com que você perca bons relacionamentos, tanto pessoais, quanto profissionais. Fique de olho!

4. As pessoas lhe chamam de pessimista?

Quantas vezes, ao longo da sua semana e do seu dia a dia, as pessoas lhe chamam de pessimista? E quantas vezes você diz que é apenas “realista”? Pois é…

Esses podem ser mais alguns dos comportamentos que dão a entender que você critica demais as outras pessoas. Afinal, independente da situação, você está sempre enviesado ao lado ruim do que está acontecendo, criticando as escolhas e atitudes da pessoa, fazendo com que ela perca aquela motivação inicial.

Só que esse tipo de comportamento é um verdadeiro repelente nos relacionamentos, o que pode fazer com que você fique cada vez mais isolado das outras pessoas.

Além disso, você pode criar uma imagem profissional de mal humorado, ranzinza, rabugento, etc. E sabemos que não é isso que você almeja, certo?

 

Então se questione e reflita: você critica demais as outras pessoas?

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.