VITÓRIA: Brasileiros são pegos de surpresa e comemoram notícia do INSS em 2023

Se você quer acelerar a sua aposentadoria do INSS, precisa dar atenção à juntada de documentos. Afinal de contas, a falta de um único comprovante pode fazer com que o processo precise ser reiniciado.

Por isso, é fundamental reunir e conferir a documentação na hora de solicitar qualquer benefício previdenciário, o que inclui a aposentadoria do INSS 2023. Pensando nisso, hoje trouxemos para você uma série de informações sobre os documentos que você precisa apresentar se quiser se aposentar. Além disso, também trouxemos uma dica especial, que pode te ajudar a acelerar a sua aposentadoria no INSS em 2023.

Por que é importante reunir corretamente os documentos para pedir a aposentadoria ao INSS?

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é o órgão responsável por atender os brasileiros quando estes se encontram sem condições de trabalhar e se manter. Isso inclui a idade avançada, problemas de saúde, acidentes, na ocorrência da maternidade, entre outras situações. 

Dessa forma, são muitos os pedidos em análise no INSS. Só para se ter uma ideia, no começo de 2022, a fila de solicitações em análise era de 1.865.209 pedidos, segundo o próprio INSS. Assim sendo, se falta qualquer documento, a autarquia não tem tempo a perder, e passa logo para o próximo caso, o que pode fazer com que o processo demore mais ainda para se concretizar.

Portanto, para evitar que isso aconteça e garantir que o processo continue caminhando, é essencial juntar corretamente todos os documentos necessários antes de fazer a solicitação da aposentadoria.

Esses documentos são essenciais para acelerar a sua aposentadoria no INSS ainda em 2023

Os documentos indispensáveis para fazer a solicitação da aposentadoria, são os seguintes:

  1. Carteira de Trabalho (CTPS): é importante que, caso você tenha mais de uma, apresente todas as que tiver, inclusive com cópias de todas as páginas relevantes, como: anotações de salário, férias, recolhimentos de sindicatos, etc;
  2. RG ou CNH: cópias de frente e verso, incluindo a informação do número de CPF;
  3. Identidade profissional, se houver: por exemplo, se você é médico, CRM, ou se é advogado, OAB, e assim por diante. Essa identificação profissional é um dos documentos que podem acelerar a sua aposentadoria;
  4. Certidão de nascimento ou casamento: é essencial que, se você mudou de nome ao se casar ou se divorciar, apresente os documentos já com a alteração feita. Isso porque, se houver divergências no nome, o processo atrase, pois pode ser que seu nome conste de um jeito na Receita Federal e de outro no Ministério do Trabalho. Então, se você ainda não tem uma certidão de divórcio, apresente a certidão de casamento com averbação;
  5. Certidão de tempo militar ou de dispensa;
  6. Carnê de contribuição ao INSS: se você for contribuinte facultativo ou individual;
  7. Comprovante de Residência atualizado, ou seja, de menos de 3 meses;
  8. Número de Identificação do Trabalhador (NIT) e do Programa de Integração Social (PIS). A saber, esse número consta na CTPS;
  9. Certidão de Tempo de Contribuição (CTC) ou Declaração de Tempo de Contribuição (DTC), caso você contribuiu em um regime e agora passou a contribuir em outro, para acelerar a sua aposentadoria.

Dica especial para acelerar a sua aposentadoria

Uma dica essencial se você quiser acelerar a sua aposentadoria é fazer a solicitação pelo app Meu INSS, pois isso ajuda a agilizar o processo. Porém, para garantir que não haja atrasos na decisão, é necessário que você digitalize em colorido todos os documentos que citamos acima, antes de enviar.

Dessa forma, o INSS recebe tudo o que precisa para fazer a análise antes mesmo de você comparecer para perícia ou entrevista. E isso pode ajudar bastante a fazer com que a análise caminhe mais rápido.

Gostou de saber quais documentos podem acelerar a sua aposentadoria? Então fique atento para não deixar nenhum deles faltar na hora de realizar a solicitação!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.