Viabilize uma poupança através de um planejamento financeiro – dicas relevantes

Viabilize uma poupança através de um planejamento financeiro e alcance seus objetivos. Veja dicas relevantes!

A elaboração de uma poupança é fundamental, porém, pode ser um desafio para muitas pessoas, principalmente para quem está em situação financeira negativa. 

Sendo assim, é importante que você faça um planejamento financeiro, direcionando uma poupança para que você alcance resultados positivos em longo prazo.

Dicas para que viabilize uma poupança através de um planejamento financeiro 

Sendo assim, para que você direcione uma poupança através de um planejamento financeiro é importante analisar a sua situação atual, realizando um mapeamento. 

Para realizar esse mapeamento é relevante que você separe seus custos fixos de seus custos variáveis. Dessa forma, irá obter clareza sobre suas reais necessidades. 

Faça um controle de rotina por meio de ferramentas de gestão

Uma das formas de realizar um controle de rotina, principalmente no início do seu planejamento, são as ferramentas atuais tecnológicas. Dessa forma, para essa finalidade, você pode utilizar aplicativos de finanças, planilhas, ou uma ferramenta de gestão, como o Trello.

No entanto, caso você possua dívidas, evite criar um ciclo negativo de novo endividamento ao tentar pagá-las. Por isso, é importante realizar acordos de forma planejada.

Dessa forma, estará direcionando suas finanças, sempre  focando em suas metas, ainda que a sua primeira meta seja viabilizar acordos financeiros.

Faça trocas financeiramente viáveis e direcione os valores economizados para a poupança

Para que alcance suas metas pessoais, é importante que faça trocas financeiramente viáveis. Por exemplo, você pode trocar o cartão de crédito tarifado por uma opção de cartão de crédito sem anuidade.

Dessa maneira, você irá gerar economia organicamente, bem como, pode ser um ponto de apoio para centralizar seus gastos em um único cartão, já que você aumentará o controle dentro da sua rotina.

Outras opções de investimentos

Posteriormente, conforme o seu planejamento financeiro evoluir, você poderá direcionar valores fixos para a poupança. Dessa forma, realizando uma reserva de emergência. 

Após essa primeira organização, será possível verificar outras opções de investimentos, aumentando sua rentabilidade. No entanto, é primordial que em um primeiro momento você tenha foco no controle de sua rotina, evitando compras por impulso, bem como,  realizando pequenas trocas que sejam econômicas.

Processo não linear

Tenha paciência com o seu processo, pois mudar hábitos requer disciplina e é um processo que pode ocorrer de forma não linear. Dessa forma, ainda que você acredite que esse planejamento financeiro será resolutivo apenas em longo prazo, você estará criando um novo caminho financeiro que será de grande valia para que alcance seus objetivos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.