Vestibular Fuvest 2024: como funciona a prova de redação?

O vestibular da Fuvest, organizado pela Fundação Universitária para o Vestibular, é um dos mais disputados de todo o país e muito esperado por milhares de candidatos. 

A Fuvest é uma fundação brasileira que possui a função de organizar o vestibular que permite o acesso dos candidatos aprovados à Universidade de São Paulo, a USP

Você deve ter em mente que o vestibular é o alvo de milhares de vestibulandos brasileiros, o que faz com que ele seja muito concorrido. Assim, se o seu sonho é estudar na USP, você deve ficar por dentro das principais informações sobre a próxima edição do vestibular da Fuvest e sobre o funcionamento do processo seletivo, incluindo a estrutura da redação, um dos elementos mais importantes de todo o vestibular.

Dessa forma, para te ajudar, o artigo de hoje trouxe um resumo completo com sobre o funcionamento da redação do Vestibular Fuvest 2024. Vamos conferir!

Qual a importância da redação no vestibular da Fuvest?

A prova de redação é de muito importância dentro do vestibular da Fuvest, uma vez que ela é responsável por 12,5% da pontuação total do candidato no exame, uma porcentagem muito considerável. O candidato pode receber uma nota de 0 a 50 pontos na redação.

Dessa maneira, podemos dizer que a sua nota na redação poderá influenciar de forma decisiva a sua aprovação ou não no vestibular da Fuvest.

Vestibular Fuvest 2024: a estrutura da redação

Na prova de redação da Fuvest, você deverá produzir um texto dissertativo-argumentativo. Idealmente, o seu texto deverá ser dividido em três partes: introdução (1 parágrafo), desenvolvimento (2 parágrafos) e conclusão (1 parágrafo).

Porém, não é necessário que você apresente uma proposta de intervenção na sua conclusão, como acontece na prova de redação do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), por exemplo. No vestibular da Fuvest, você pode concluir o seu texto somente com um breve parágrafo resumindo aquilo que já foi dito.

Além disso, não se esqueça de inserir repertórios pertinentes e criativos ao longo do seu texto. Os repertórios devem ser usados para sustentar os seus argumentos e agregar mais valor ao seu texto. Procure inserir os repertórios na introdução e no desenvolvimento do seu texto. 

Ainda, devemos ressaltar também que a redação do vestibular da Fuvest deve possuir no mínimo 20 linhas e é proibido fugir do tema que foi proposto pela prova.

Por fim, preste atenção: você precisa criar um título para a sua redação no vestibular da Fuvest. Essa é uma particularidade do processo seletivo da USP.

Vestibular Fuvest 2024: temas anteriores da prova de redação

A melhor forma de se preparar para a prova de redação do vestibular da Fuvest é praticando muito. Para isso, é interessante que você use os temas das edições passadas do exame, uma vez que essa estratégia irá permitir com que você simule o contexto real do vestibular.

Assim, para te ajudar, separamos os temas das provas de redação da Fuvest dos últimos anos. Confira:

  • Fuvest 2023: Refugiados ambientais e vulnerabilidade social;
  • Fuvest 2022: As diferentes faces do riso;
  • Fuvest 2021: O mundo contemporâneo está fora da ordem?;
  • Fuvest 2020: O papel da ciência no mundo contemporâneo;
  • Fuvest 2019: Passado/ presente;
  • Fuvest 2018: Limites para a arte;
  • Fuvest 2017: Menoridade do homem.

Vestibular Fuvest 2024: cronograma e datas importantes

Todos os candidatos que quiserem participar do vestibular da Fuvest 2024 deverão pagar uma taxa de inscrição de R$ 191,00. O pagamento deverá ser realizado até o dia 7 de outubro de 2023.

A Fuvest também oferece a possibilidade de solicitação da isenção.  Todos os candidatos poderão solicitar a isenção a partir desta segunda-feira, 15 de maio de 2023. Os pedidos serão aceitos pela Fuvest até o dia 14 de julho e deverão ser realizados exclusivamente de forma online por meio do preenchimento de um formulário eletrônico disponibilizado no site da Fuvest.

As inscrições para o Vestibular Fuvest 2024 ainda não estão abertas. Elas acontecerão entre os dias 17 de agosto e 6 de outubro de 2023.

Vestibular Fuvest 2024: funcionamento das provas

O vestibular da Fuvest é, tradicionalmente, dividido em duas etapas diferentes, sendo a primeira delas composta por questões de múltipla escolha e a segunda por questões dissertativas e pela redação.

Na edição 2024, as provas da primeira fase serão aplicadas no dia 19 de novembro de 2023. A segunda fase do exame, por sua vez, irá acontecer nos dias 17 e 18 de dezembro de 2023.

Por fim, devemos mencionar que as provas de habilidades específicas para determinados cursos (como o curso de Música) irão acontecer entre os dias 3 e 6 de janeiro de 2024.

A primeira fase será composta por 90 questões de múltipla escolha (objetivas). A segunda fase será formada por 10 questões de Língua Portuguesa e uma redação (no primeiro dia de provas) e 12 questões de duas a quatro disciplinas específicas de acordo com o curso escolhido pelo candidato (no segundo dia de provas).

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.