Precisa de repertório? Use um clássico da literatura!

Clássicos da literatura podem ser os seus aliados na redação

Dicas de repertório: como usar os livros clássicos na redação

Todos nós sabemos que os repertórios são parte integrante da nota da redação, tanto na prova do ENEM como nos vestibulares.

Uma boa redação é aquela em que o autor é capaz de sustentar os seus argumentos com argumentos sólidos baseados em citações de autoridades: os repertórios.

Dessa forma, para te ajudar, o artigo de hoje trouxe uma lista com alguns livros clássicos da literatura mundial que podem te ajudar. Confira!

A Odisseia

A Odisseia, livro escrito pelo grego Homero, narra a história de Ulisses, que depois de passar uma de1cada na Guerra de Troia, tenta voltar para casa.

O livro pode ser utilizado como repertório em temas como:

  • A busca do homem pelo conhecimento
  • O papel da religião nas sociedades.
  • O papel dos mitos e da mitologia

A Eneida

A Eneida foi escrita pelo autor romano Virgílio. A obra narra a viagem que o herói Eneias de Troia até a Itália, bem como o estabelecimento dos troianos Itália.

O livro pode ser usado em temas que abordem viagens, a superação das dificuldades, a importância da família na sociedade, etc.

Dom Casmurro

Dom Casmurro é um livro escrito por Joaquim Maria Machado de Assis, considerado o maior escritor da literatura brasileira.

O romance retrata a história de Capitu e Bentinho, um casal que enfrenta diversas dificuldades para concretizaram o próprio amor.  Porém, já casados, Bentinho passa a achar que Capitu o traiu com o seu melhor amigo, Escobar.

Dom Casmurro pode ser utilizado em diversas temas de redação, como :

  • O papel dos idosos na sociedade brasileira: na trama,  Tio Cosme, Prima Justina e Dona Glória passam a morar juntos quando já em uma idade avançada.
  • O papel das mulheres na sociedade brasileira: Capitu é uma mulher que passa por cima de muitas das regras impostas pela sociedade de sua época, ocupando espaços e possuindo determinados comportamentos que ficavam restritos aos homens.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.