Dicas para fazer um bom título de redação

Confira algumas dicas!

Dicas para fazer um bom título de redação: confira!

Todos nós sabemos o quanto a redação é importante para a composição da nota final de provas como vestibulares, concursos e, é claro, o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio).

Porém, nem todos percebem a importância do título dentro da redação. Um bom título pode dar um toque final para o seu texto, chamando a atenção dos corretores e garantindo, até mesmo, alguns pontos extras.

Além disso, diversas provas atribuem uma série de pontos para o título. Assim, você não pode esquecer de colocar um título e esse deve ser criativo e bem pensado.

Para te ajudar, o artigo de hoje trouxe um resumo completo com dicas para fazer um bom título de redação. Vamos conferir!

Um resumo do seu texto

Você deve ter em mente que o título da sua redação deve ser uma espécie de resumo do seu texto.

Porém, o título não deve ser um resumo de todo o texto: tente resumir a ideia geral da sua redação.

Além disso, tenha em mente também que, além de funcionar como um pequeno resumo do texto, o título deve mostrar para o corretor da redação que você entendeu a proposta de maneira adequada.

Poucas palavras

O seu título não precisa ser, necessariamente, muito grande. Você pode usar poucas palavras para resumir a ideia do seu texto, relacionando-a com a proposta e o tema da redação.

Evite usar frases muito longas na composição do seu título. Tente ser o mais direto possível. 

Seja criativo!

A criatividade pode surpreender o corretor da sua redação.

Assim, tente usar a sua criatividade para criar um título que esteja relacionado com o seu texto mas que seja, ao mesmo tempo, criativo e inteligente. Para isso, faça uso de figuras de linguagem, comparações e, se quiser, citações.

Deixe o título por último

Para que um título de redação funcione bem, é melhor que ele seja escrito somente depois da finalização de todo o texto. 

Assim, tente deixar para escrever o seu título somente depois que você já tiver terminado a sua redação. Dessa forma, você já terá uma ideia geral dos principais tópicos do seu texto e a forma com a qual eles se relacionam com o tema proposto.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.