Como vencer a procrastinação nos estudos?

Veja algumas dicas para fugir da procrastinação nos estudos.

Vencer a procrastinação nos estudos é um verdadeiro “sonho” para muitos estudantes. Diante de tantas distrações diárias, fica difícil manter um foco aprofundado no que está sendo estudado, sem se deixar levar por aquele desejo de fazer outra coisa e deixar a tarefa para depois, não é mesmo?

Por isso, neste texto nós apontamos algumas sugestões que podem lhe ajudar a fugir dessa procrastinação que assombra tantos estudantes. Acompanhe!

Como vencer a procrastinação nos estudos?

Para conseguir vencer a procrastinação nos estudos você precisa criar uma consciência sobre as suas ações. Em outras palavras, comece a se responsabilizar mais pelos seus resultados e invista em uma autoanálise.

Além disso, crie um comprometimento consigo mesmo, declarando em voz alta (pode ser diante do espelho, por exemplo) que você está comprometido em não procrastinar mais.

Essa ação, juntamente com a sua capacidade de autorresponsabilidade, pode fazer com que você reconheça as suas atitudes e pare de procrastinar, simplesmente por ter criado um acordo com você mesmo.

É como se a sua mente fosse “induzida” a entender que, a partir de agora, você não irá mais procrastinar e, quando isso acontecer, entenderá as suas próprias responsabilidades e não procurará culpados.

Depois disso, comece a considerar os apontamentos abaixo:

1- Visualize o seu futuro e se imagine daqui alguns anos

Quando a sua mente se der conta de que você está procrastinando, comece a pensar sobre o seu futuro, daqui uns anos. Imagine você formado na sua área de atuação, com conhecimentos sólidos e muita experiência para atuar.

Isso servirá de gatilho para que você compreenda que o estudo de hoje impacta no seu “eu” de amanhã. E mais do que isso, esse estudo não serve apenas para passar na prova, ele serve para construir quem você será.

2- Organize o seu ambiente de estudos para fugir da procrastinação

Ter um ambiente bem organizado e preparado para os seus estudos também é fundamental. Crie uma atmosfera confortável, bonita, aconchegante e que seja motivadora.

Vale usar quadrinhos com imagens que lhe inspirem, ou até mesmo fotos de pessoas que você ama e que acreditam em você. Quanto mais organizado, e preparado para você, for o seu ambiente de estudos, melhor.

3- Estabeleça metas e prazos para si mesmo

Tenha metas e prazos bem claros. Mas, não adianta deixá-las apenas na mente… Anote em um calendário, em um quadro que você possa ler todos os dias, e assim por diante.

Quanto mais você internalizar os seus prazos, mais focado você ficará em atingi-los e, consequentemente, mais fácil será vencer a procrastinação nos estudos.

4- Não tente fazer mais de uma tarefa por vez

Foque em uma tarefa por vez. A nossa mente não consegue manter o foco pleno em mais de uma tarefa simultaneamente! Portanto, respeite o seu foco e a sua concentração, garantindo uma aprendizagem mais fluída, menos cansativa e sem procrastinação envolvida.

5- Deixe os seus estudos mais atraentes e divertidos

Evite estudar de uma maneira monótona e que não desperte o seu interesse. Encontre formas de deixar tudo mais divertido e estimulante!

Faça infográficos, mapas mentais, desenhos, enfim… Use a sua criatividade na hora de montar a sua rotina. Dessa forma você conseguirá vencer a procrastinação nos estudos de maneira eficiente.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.