Como se livrar da procrastinação?

Veja algumas dicas que podem lhe ajudar a se livrar da procrastinação.

Conseguir se livrar da procrastinação é o objetivo de muita gente. Afinal, dessa maneira é possível ter uma rotina de trabalho muito mais organizada, frutífera e produtiva. Por isso, trouxemos algumas dicas que podem ser interessantes para você. Continue lendo e veja as nossas sugestões de como se livrar da procrastinação!

Como se livrar da procrastinação?

O primeiro passo para se livrar da procrastinação é a sua decisão. Sim, isso mesmo.

É preciso decidir que você não irá mais procrastinar. Dessa forma, você cria uma espécie de “contrato” ou “acordo” consigo mesmo, forçando-se a cumprir a sua palavra.Trata-se de um gatilho mental chamado de “gatilho do comprometimento”.

Falar em voz alta que você fará determinada coisa é mandar uma mensagem para a sua mente de que você se comprometeu com aquilo.

Portanto, comece a se livrar da procrastinação comprometendo-se com você mesmo. Depois, dê os próximos passos:

1- Crie o hábito de pensar no longo prazo

Quando você perceber que a procrastinação está aparecendo mais uma vez na sua rotina, comece a pensar sobre o longo prazo. Imagine o que o seu “eu” do futuro irá pensar quando o resultado chegar: será que ele ficará feliz? Ou ficará frustrado com o atraso?

Pensar dessa forma pode lhe ajudar a agir no presente, visualizando que, mais tarde, você se sentirá recompensado.

2- Saiba mais sobre os prazos e metas

Tenha prazos, metas e objetivos bem traçados. Muitas vezes, a procrastinação acontece porque não existe um plano de ação bem definido, e isso pode fazer com que você apenas aja no piloto automático, sem nenhum tipo de organização efetiva. Pense sobre isso!

3- Tenha momentos específicos para a descontração

Quando pensamos em procrastinação, o que lhe vem à mente? As redes sociais? As conversas paralelas? Os vídeos que você gosta de assistir? Pois bem. Tudo isso pode ser a causa da procrastinação, sim. Mas, é fundamental que essas atividades continuem fazendo parte da sua rotina.

A diferença deve aparecer na forma como elas fazem parte. Ao invés de ficar assistindo a um vídeo no momento em que você deveria executar uma tarefa, marque um “horário de pausa” para isso. Assim, você faz com que o vídeo se torne até mesmo uma recompensa pela sua organização.

4- Não se sobrecarregue – aceite os seus limites!

Não adianta querer aceitar todas as demandas e trabalhos que chegam até você. Lembre-se de que você é um ser humano passível de limites. Portanto, antes de querer abraçar o máximo de tarefas que puder, foque em se concentrar naquilo que realmente fará uma diferença positiva na sua vida.

Assim você aprende a lidar com a carga de trabalho, não aceita qualquer demanda, organiza a sua rotina e pode se livrar da procrastinação.

5- Faça uma tarefa de cada vez para se livrar da procrastinação

Não seja um “multitarefa”. Isso não vai lhe ajudar em nada. Procure sempre focar em uma tarefa por vez.

Dessa maneira você evita a sobrecarga mental, mantém uma rotina muito mais organizada e garante a execução das suas obrigações. Foque em uma atividade e veja o quanto isso poderá impactar nos seus rendimentos.

Bom trabalho para você!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.