Veja quem deverá receber aumento salarial em 2022

De acordo com informações oficiais, Governo de São Paulo anunciou aumento salarial para algumas categorias

O Governo anunciou que vai propor um aumento salarial de 20% para algumas categorias trabalhistas. De acordo com o Governo, a ideia é pagar um reajuste dessa faixa apenas para os profissionais que trabalham na área de segurança pública e saúde.

Pelo que se sabe até aqui, a proposta visa beneficiar algo em torno de 276 mil profissionais da segurança. Além disso, cerca de 65 mil trabalhadores da área da saúde pública estadual também poderiam pegar esse reajuste na casa dos 20%. Para os outros empregados a ideia é pagar um aumento de 10% no salário deste ano. Os aumentos acontecerão em São Paulo (SP).

“Todos os médicos, enfermeiras e profissionais da saúde que se expuseram para salvar vidas na pandemia terão seus esforços reconhecidos com esses 20% de aumento em seus salários. Tanto os que estão na ativa quanto os que já estão aposentados”, disse o Governador João Dória em entrevista.

“Nosso foco foi a busca da vacina e enfrentar a tragédia de um país onde diziam que a Covid-19 era uma gripezinha e matou mais de 600 mil pessoas. Agora podemos reconhecer esses esforços desses heróis”, disse Dória. Vale lembrar que esse aumento ainda não está valendo e terá que passar por aprovação da Assembleia Legislativa do estado.

“Nós estamos otimistas, a expectativa é de que a Assembleia debaterá e aprovará a proposta”, disse ele. De acordo com informações de bastidores, a ideia é que os deputados estaduais aprovem esse aumento com rapidez. Se isso acontecer, esses trabalhadores passariam a receber esse aumento já na folha de pagamento de março.

Versão federal

Em um nível federal, toda essa situação também está acontecendo, porém, neste cenário, aconteceram várias polêmicas. É que ainda no final do ano passado, o presidente Jair Bolsonaro prometeu que daria um reajuste. Entretanto, nesse aumento prometido por ele, a promessa valia apenas para os profissionais da segurança pública.

Isso acabou gerando uma série de reações entre empregados de outras áreas do funcionalismo público federal. Vários sindicalistas estão tentando neste momento organizar uma greve geral sobre o assunto em breve, caso o Governo não pague o aumento para as demais categorias.

Atualmente, o que se sabe é que Bolsonaro deixou um espaço no orçamento para o pagamento do reajuste. De acordo com economistas, no entanto, é pouco provável que esse dinheiro seja suficiente para pagar o aumento para todas as categorias.

Aumento salarial

Todas essas questões giram em torno do ano eleitoral. Por mais que Bolsonaro e Dória neguem, analistas políticos afirmam que os dois estão mesmo de olho no que vai acontecer nas eleições presidenciais deste ano.

O presidente Jair Bolsonaro vai lançando este ano aquilo que vem se chamando internamente de “pacote de bondades”. Isso inclui portanto questões como Auxílio Brasil, Vale-gás e descontos na energia elétrica.

Já Dória também aposta na questão da vacinação para tentar subir nas pesquisas. Os últimos levantamentos, aliás, mostram que ele ainda não conseguiu quebrar a barreira dos 3%. Pelo menos é o que dizem os dados oficiais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.