Enem: confira programas do governo que usam as notas do exame

Em sua criação, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tinha como objetivo avaliar a qualidade desse ciclo de ensino no país. No entanto, no decorrer dos anos a avaliação passou por mudanças e se tornou um dos principais meios de ingressar no ensino superior.

Desde 2009, as notas obtidas pelos participantes do Enem podem ser usadas em programas de acesso em cursos de graduação, de modo exame funciona como um vestibular. 

Uma das principais formas de usar as notas do exame é através dos programas de acesso ao ensino superior promovidos pelo governo federal, por meio do Ministério da Educação (MEC). São eles: SiSU, Prouni e Fies. 

SiSU

O SiSU (Sistema de Seleção Unificada) possibilita que os estudantes concorram a vagas em diversas instituições públicas de ensino superior. A inscrição no programa é gratuita.

Uma das exigências para participar do programa é tirar nota acima de zero na prova de redação do Enem e não ter feito o exame como treineiro. O período de inscrição da 1ª edição do SiSU 2022 é do dia 15 ao dia 18 de fevereiro. As inscrições são recebidas exclusivamente no site do SiSU.

Prouni

Já o Prouni e o Fies visam facilitar o ingresso em instituições particulares. Através do Prouni, o MEC oferece bolsas de 50% e 100% nas mensalidades dos cursos. O programa classifica os candidatos para as bolsas a partir de critérios de renda e das notas do Enem.

A consulta de bolsas ofertadas pelo Prouni neste ano já está disponível no Portal do Prouni. O período de inscrição será de 22 a 25 de fevereiro. Além dos critérios de renda, o programa exige média de, no mínimo, 450 pontos nas provas do Enem.

Fies

Por fim, o Fies oferece o financiamento de cursos de ensino superior. Para obter o financiamento, é preciso ter feito alguma edição do Enem entre 2010 e 2021. A nota mínima exigida é de 450 pontos nas provas objetivas e nota acima de zero na prova de redação.

Além disso, há a exigência de renda familiar mensal bruta entre um e três salários mínimos. De acordo com o MEC, os interessados em participar do Fies 2022/1 devem realizar a inscrição no período do dia 8 a 11 de março, no Portal Fies.

Confira os editais do SiSU, do Prouni e do Fies do primeiro semestre.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também Unemat oferta mais de 2 mil vagas no SiSU 2022; veja como se inscrever.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.