Veja quando os informais de dezembro poderão sacar 2ª parcela do Auxílio

Os trabalhadores informais que nasceram no mês de dezembro estão recebendo o dinheiro da segunda parcela do Auxílio Emergencial neste domingo (30). No entanto, esse pagamento está acontecendo apenas de forma digital. Eles não podem sacar esse dinheiro ainda.

De acordo com o calendário oficial da Caixa Econômica Federal, as pessoas deste grupo só poderão retirar esse dinheiro nas agências no próximo dia 17 de junho. Então nós estamos falando aqui de um intervalo de quase 20 dias entre o repasse e a liberação do saque.

Até o próximo dia 17, essas pessoas poderão usar o dinheiro desta segunda parcela apenas de maneira digital. Para isso, eles precisarão usar o aplicativo Caixa Tem. É por esse app que esses beneficiários poderão movimentar o dinheiro em questão.

De acordo com a própria Caixa, é possível fazer uma série de ações com essa quantia de forma digital. Talvez a principal delas seja mesmo o pagamento de boletos. Essa opção acaba ajudando muita gente que precisa adiantar o pagamento de, pelo menos, uma parte das dívidas.

Além disso, essas pessoas também poderão realizar algumas compras de maneira digital. Elas ainda poderão fazer algumas aquisições em estabelecimentos físicos, mas aí vai depender da maquininha do local. É que algumas aceitam os pagamentos com o dinheiro do Auxílio, outras não.

Espera pelo Auxílio

E quem não tem acesso ao aplicativo Caixa Tem? Para essas pessoas, o que resta agora é esperar. E não é uma espera curta. Como dito, nós estamos falando de mais de meio mês de intervalo entre o repasse do dinheiro e a liberação dos saques.

De acordo com as informações da própria Caixa, cerca de 30% dos beneficiários do Auxílio não usam o aplicativo do Caixa Tem. Essas pessoas precisam esperar até a data da liberação do benefício para conseguir usar o dinheiro em questão. Isso acaba jogando dúvidas sobre o caráter emergencial do projeto.

A Caixa afirma que faz isso pensando no bem estar dos próprios usuários. Em entrevista recente, o Presidente do banco, Pedro Guimarães, disse que essa separação dos calendários acontece para dar mais segurança para as contas dos beneficiários do Auxílio Emergencial.

Primeira parcela está na conta

Vale lembrar que essas regras valem apenas para os pagamentos da segunda parcela. Isso quer dizer portanto que esses beneficiários de dezembro só podem mexer o dinheiro do segundo ciclo no dia 17 de junho. No entanto, a quantia da primeira parcela está livre.

Então se o usuário não gastou o dinheiro da primeira parcela, ela ainda está na conta e pode servir tanto para as movimentações no app como para os saques nas agências. De acordo com o calendário da Caixa, a liberação desses pagamentos da primeira parcela nos bancos para este grupo aconteceu ainda no último dia 17 de maio.

O Auxílio Emergencial do Governo Federal está pagando parcelas que variam entre R$ 150 e R$ 375. De acordo com o Governo Federal, os pagamentos acontecerão até o próximo mês de julho. No entanto, o Ministro da Economia, Paulo Guedes, deixou claro que poderá aumentar o número de parcelas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.