Veja os benefícios que estariam dentro do novo Bolsa Família

O Governo Federal ainda está discutindo os últimos detalhes do novo Bolsa Família. O programa, que ainda não tem uma data de estreia, vai reunir uma série de benefícios menores. A ideia é unificar todos eles em apenas um só, para que ele fique mais robusto.

De acordo com informações do jornal O Estado de São Paulo, um dos programas que deve estar dentro do novo Bolsa Família é o Auxílio Creche. Isso significa dizer que as pessoas do projeto que tenham filhos menores de idade e que precisam dessa assistência ganhariam esse adicional.

Além disso, o novo Bolsa Família poderia contar também com o benefício Alimenta Brasil. De acordo com informações do próprio Governo, esse é um programa de ajuda na compra de alimentos de agricultores familiares. Aqui, ele também passaria a funcionar como um adicional.

Outro projeto que estaria dentro do novo Bolsa Família é o auxílio para órfãos de vítimas da Covid-19. Crianças e adolescentes que perderam o pai, a mãe ou os dois na pandemia acabariam tendo o direito de receber esse adicional até completar os 18 anos de idade.

Por fim, a nova versão do Bolsa Família deve contar também com um Bônus por desempenho escolar e esportivo das crianças. Essa é uma ideia ainda do último Ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, que o atual comandante da pasta, João Roma, decidiu aproveitar.

Bolsa Família

Dentro do Ministério da Economia, a maioria dos técnicos afirma que a ideia de juntar vários programas em um só seria a melhor opção. Principalmente quando se olha com preocupação para a questão fiscal no Brasil. É que o Governo afirma que não pode gastar muito neste momento.

Ainda de acordo com o jornal O Estado de São Paulo, os pagamentos médios do novo Bolsa Família devem girar em torno dos R$ 250. Isso é menos do que o Presidente Jair Bolsonaro estava pedindo internamente. De acordo com informações da imprensa, ele queria uma média de R$ 300 nos pagamentos.

Segundo as informações oficiais, o novo Bolsa Família também deve crescer no número de usuários. Hoje, ainda de acordo com as informações oficiais, o projeto paga parcelas para cerca de 4 milhões de pessoas. No entanto o número é baixo neste momento somente porque parte dos beneficiários está recebendo o dinheiro do Auxílio Emergencial.

Em condições normais, o Bolsa Família está chegando na casa de cerca de 14 milhões de brasileiros. De acordo com o jornal O Estado de São Paulo, a partir da renovação, esse número deve chegar em pouco menos de 17 milhões. Isso também seria menos do que o Presidente estava querendo.

Auxílio Emergencial

Enquanto o novo Bolsa Família não chega, os pagamentos do novo Auxílio Emergencial seguem. Aliás, nesta terça-feira (15), o Ministério da Economia anunciou a antecipação dos repasses da terceira parcela. Os informais agora devem começar a receber essas quantias na próxima sexta-feira (18).

O Ministro da Economia, Paulo Guedes, disse que a ideia é prorrogar o benefício por mais dois ou três meses. Isso tudo vai depender, no entanto, do ritmo da vacinação contra a Covid-19 no país. A decisão final sobre o tamanho dessa prorrogação será do Presidente Jair Bolsonaro.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.