Por Estado: AC | AL | AM | AP | BA | CE | DF | ES | GO | MA | MG | MS | MT | PA | PB | PE | PI | PR | RJ | RN | RO | RR | RS | SC | SE | SP | TO | NACIONAL

Cidadão pode contestar novos cancelamentos do Auxílio Emergencial

O Dataprev acabou de realizar mais uma peneira para decidir quem segue no Auxílio Emergencial e quem vai precisar deixar de receber. As pessoas que tiverem esse cancelamento poderão realizar uma contestação até o próximo dia 22 pelo site do benefício.

De acordo com as informações do Ministério da Cidadania, o Dataprev faz essas reanálises em todas as contas para saber quem segue com o direito de receber esse benefício. É que há alguns casos de pessoas que passam a ter um emprego formal, por exemplo.

Para saber se teve um cancelamento no Auxílio Emergencial, o cidadão precisa visitar o site oficial da consulta do benefício. É aquele mesmo website em que o beneficiário verificava se iria ter direito de receber o dinheiro do programa ou não.

O cidadão precisa colocar alguns dados pessoais e verificar se teve o cancelamento ou não. Caso o Auxílio passe por uma negativa, esse beneficiário vai saber o motivo desse corte. A partir daí ele vai poder apertar na opção contestar e esperar pelo resultado da reanálise. Não há um prazo para isso.

Nem todo mundo vai encontrar essa opção de contestação no site. É que de acordo com o Dataprev, alguns casos de negativas não permitem que esse processo aconteça. Nessas situações portanto o cidadão não vai poder questionar o cancelamento do seu benefício.

Peneira do Dataprev

Essa prática de reanalisar as contas do Auxílio foi uma maneira que o Governo Federal encontrou para tentar diminuir a quantidade de fraudes. É que de acordo com o Tribunal de Contas da União (TCU), o Planalto gastou R$ 54 bilhões em pagamentos indevidos em 2020.

O Governo portanto não quer repetir essa dose. E nem poderia. É que este ano o Planalto tem menos dinheiro do que toda esse volume de fraudes no ano passado. De acordo com a PEC Emergencial, o poder executivo pode gastar até R$ 44 bilhões nesses repasses este ano.

A mesma prática de reanálise aconteceu entre os pagamentos da primeira e da segunda parcela do benefício. Além disso, deve acontecer também entre o terceiro e o quarto ciclo. As pessoas que passarão pelo cancelamento terão a oportunidade de contestar o resultado. Pelo menos algumas delas terão esse direito.

Auxílio Emergencial

Em tese, o Dataprev tem algo em torno de 30 dias para fazer a reavaliação da conta e dar uma resposta para o beneficiário. No entanto, na prática não é isso que está acontecendo. Nas redes sociais, muita gente ainda reclama da demora por esse resultado pelo órgão do Governo.

O Ministério da Cidadania informa que essas análises costumam demorar porque o sistema tem muitas análises para fazer. Vale lembrar que cerca de 39,1 milhões de pessoas estão recebendo o dinheiro do Auxílio Emergencial este ano. Boa parte delas chegou a pedir uma contestação em algum momento.

Vale lembrar que o programa emergencial deverá passar por uma prorrogação de mais dois ou três meses. Pelo menos foi isso o que garantiu o Ministro da Economia, Paulo Guedes. Ele deixou claro, no entanto, que a decisão final vai ser do Presidente Jair Bolsonaro.

22 Comentários
  1. Rayane Diz

    Gostaria de saber oque eu devo fazer eu recebi todas as parcelas do Auxilio ano passado e esse ano só esse mês que bloquearam e não consigo contesta pois parece que meu cpf esta irregular sendo que tenho 3 filhos so mãe solo e não trabalho moro de favor e faço diária quando tem .

  2. Jose Ricardo Souza do nascimento Diz

    Quero muito recebe o alxilio emergêncial tô passando muito necessidade é pouco mas já ajudar quero voltar a receber por favor me ajudar

  3. Eliane Diz

    pq, não consigo receber o Auxílio?

  4. Roseglei beiro da cunha Diz

    Eu peguei duas do auxilio a terceira bloquearam. eu tinha esquecido de renvar o cadastro eramos trez agora no cadastro ta eu e meu esposo ele e aposentado ganha o salario minimo eu to desempregada gostaria que fosse desbloqueado

  5. Maria Terezinha paradella Diz

    Eu nem consegui me cadastrar para o auxílio emergêncial não recebi

  6. Letícia Ariane Sousa Fernandes Diz

    Quero contestar meu auxilio pois recebi ate dezembro de 2020 e não recebi mais foi negado como fazer?

  7. Letícia Ariane Sousa Fernandes Diz

    Contestar meu auxilio

  8. Letícia Ariane Sousa Fernandes Diz

    Quero contestar meu auxilio

  9. Maria das graças Gonçalves Brito Diz

    gostaria de saber porquê auxílio emergencial foi cortado sem que moro sozinho perdi um visão olho esquerdo em 2020 está recebendo 2021 não recebi isto e uma vergonha pelo ser humano trabalhar de manicure agora estou cega no meu olho e não consigo trabalhar obrigado Brasil

  10. Tiago Felipe da Silva Diz

    Eu recebi o auxílio de 2020 só que esse ano de 2021 não recebeu auxílio emergencial porque eles falaram que eu não fui aprovado por causa do meus dados cadastrais só que eles não te dá nenhum direito de você atualizar os dados cadastrais e eles fala que dá divergência por isso que o auxílio meu foi negado e eu tô cinco anos desempregado sem renda meu marido ganha um salário mínimo e eles fala que eu não tenho direito a receber só no nosso mesmo é só no nosso é só no nosso eu queria ver que dia que vai ser no deles é só no nosso.

  11. Nivaldo Prestes Diz

    Não tenho renda nenhuma não atualizaram meu cadastro dizem que não tenho direitos ao auxílio por renda familiar acima de 550,00 o que não é verdade pois só tem uma renda de aposentadoria de minha sogra com salário mínimo 1.100,00 sendo esse valor que não dá nem para cobrir os gastos com remédios pois ela tem 89 anos e com problemas de saúde.

  12. Vera Lúcia Silva do Nascimento Diz

    Não entendi pq não recebia é só eu e meu bebê
    Na hora q vou constrstrar só dá q espirou o tempo só Deus viu preciso muito não sei pq aconteceu isso c

  13. Otacilio Pereira de Melo Diz

    Não tenho renda nenhuma e fui cortado desde o ano passado já vivo de favores , nem tenho pai nem mãe

  14. Odair de oliveira Diz

    Boa noite , gostaria de saber porque o meu auxilio foi cortado sendo que só eu e minha esposa yrabalha e ela nem ganha o salario minino

  15. Luismar de oliveira barros Diz

    Fiquei sabendo que quem recebe bousafamília não tem direito a o auxílio

  16. mateus saldanha Diz

    muito bom seu site gostei muito do seu conteúdo.Vou passar mais vezes para ver as atualizações.abraço para vcs.

  17. Luciana Pereira da c Santos Diz

    N estou conseguindo contestar, está falando que expirou, não aguento mais,estou muito chateda ,toda vez que tento,acontece isso.E estou necessitando desse auxílio,sou mãe ,chefe de família.

    1. Andréa Maria dos Santos Diz

      Aconteceu comigo também disseram que expirou e sou mãe solo estou desesperada, não sei mais o q fazer fui na caixa disse que tem que ser pelo site aí entro e da como expirado qr
      o o q é meu por direito.

  18. jovelina Queiroz Gomes Diz

    o meu auxílio ainda não caiu em minha conta digital preciso muito desse auxílio o que esta acontecendo

  19. jovelina Queiroz Gomes Diz

    Ainda não pequei nenhuma parcela o que esta acontecendo preciso mto desse dinheiro, pelo amor de Deus

  20. jovelina Queiroz Gomes Diz

    Ainda não pequei nenhuma parcela

  21. Rosana Fernandes freire Diz

    Eu estou precisando de receber a minha parcela até agora não recebi a segunda

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.