Veja onde e como realizar a prova de vida de forma presencial

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) retoma nesta terça-feira (1), a obrigatoriedade da realização da prova de vida. De acordo com as informações oficiais, as pessoas que não realizaram o processo entre março de 2020 e agora precisam fazer isso este ano.

Muita gente no entanto não sabe, ou pelo menos esqueceu, como fazer esse processo. De acordo com o próprio INSS, há duas possibilidades. E tudo vai depender da biometria. Quem tem esse tipo de cadastro no banco em que recebe a aposentadoria passa por um procedimento mais tranquilo.

É que as pessoas que possuem cadastro biométrico no banco, só precisam ir até um caixa eletrônico para fazer essa comprovação. Por lá, esses aposentados devem seguir o passo a passo. O próprio sistema vai reconhecer os dados do beneficiário pela impressão digital.

Quem não tem esse cadastro biométrico, precisa ir até um atendente do banco. Nesse caso, é importante levar uma série de documentos básicos como RG e CPF. É importante também usar máscara e álcool em gel, afinal de contas a pandemia do novo coronavírus ainda não chegou ao fim por aqui.

Além disso, é interessante também prestar atenção nos horários alternativos dos bancos neste momento. É que justamente por causa da pandemia, as agências estão trabalhando em momentos especiais do dia. Então antes de sair de casa talvez seja interessante olhar como está o esquema na agência em que se recebe esse dinheiro.

Seja com biometria, ou sem biometria, o fato é que esse processo não costuma ser muito demorado. De acordo com o próprio INSS, tudo isso não demora muito mais do que alguns poucos minutos. Então o procedimento não vai tomar muito tempo do aposentado.

Prova de vida

Quem recebeu o chamado para realizar a prova de vida de maneira virtual e não o fez, precisa se apressar muito agora. É que essas pessoas precisam fazer o processo até esta segunda-feira (31). Caso contrário, elas poderão perder o benefício em questão.

Do mesmo modo, as pessoas que receberam esse chamado e que fizeram a prova digitalmente não precisam se preocupar mais. Assim como os aposentados que fizeram o processo presencial, elas não precisam repetir a dose. Pelo menos é isso o que o INSS está dizendo.

De acordo com as informações oficiais, cerca de 11 milhões de brasileiros ainda precisam fazer a prova de vida do INSS. Essas pessoas precisam seguir uma espécie de calendário de comparecimento. É como se elas ganhassem um novo prazo para fazer o procedimento. Veja abaixo e entenda:

Reprodução: INSS

INSS na pandemia

O INSS suspendeu a obrigatoriedade da prova de vida justamente por causa da pandemia do novo coronavírus. É que, como se sabe, a grande maioria dos aposentados são pessoas que possuem uma idade mais avançada. São portanto cidadãos que estão no grupo de risco da Covid-19.

Por isso, houve um temor em torno da possível aglomeração de pessoas desta faixa de idade nas agências. Agora, em um momento mais crítico da pandemia, o mesmo INSS decidiu retomar essa obrigação. Para tirar mais dúvidas sobre a prova de vida é importante entrar em contato com o Instituto pelos seus canais oficiais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.